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O Rivethead - conhecido como "tronco" no Brasil[1] - � um f� de M�sica industrial.
[2] A tradu��o literal da palavra � "cabe�a de rebite".[3]
A Origem do Termo [ editar | editar c�digo-fonte ]
Quem foi o primeiro usar o termo Rivethead? H� um consenso no rec.music.
industrial que foi Chase,[4] fundador da Re-Constriction Records, uma subdivis�o da Cargo Music especializadacomo jogar no cassino on lineM�sica industrial.
[5] No come�o nos anos 1990 Chase lan�ou Rivet Head Culture, uma colet�nea reunindo v�rios grupos underground da cena Industrial americana.
Essa � supostamente a primeira vez que se usou oficialmente a palavra "rivethead" com a contracultura Industrial.
O problema dessa afirma��o � que no mesmo ano que Rivet Head Culture a dupla Chemlab - por sinal, amigos do Chase - lan�a Burn Out at the Hydrogen Bar (1993).
E esse disco tinha uma faixa intitulada "Rivethead".
Quando perguntado sobre a origem de "Rivethead" o vocalista do Chemlab (Jared Louche) se limitando a dizer que n�o sabe bem da onde surgiu, mas n�o deixa de dizer que h� anos j� estava com esse t�tulo na cabe�a.
[6] Decomo jogar no cassino on lineparte Chase admite que n�o inventou a palavra, mas confirma que foi ele que a popularizou.
As origens reais do termo, dentro do Rock, talvez estejam na banda Iron Maiden - seus f�s j� no come�o dos anos 1980 eram chamados de "rivetheads".
[4] Fora do universo pop, o termo j� era usado como uma g�ria, um apelido para oper�rios americanos dos anos 1940.
[7] O termo ganhou popularidade nos EUA com a publica��o de Rivethead: Tales From the Assembly Line (1990), de Ben Hamper.[8]
A Cultura Rivethead [ editar | editar c�digo-fonte ]
Antes mais nada, � preciso � esclarecer quecomo jogar no cassino on linetorno da M�sica industrial n�o h� uma subcultura, e sim uma contracultura.
Um dos primeiros ide�logos do movimento, Graeme Revell (ex-SPK), refere-se � M�sica industrial assim.
[9] Veremos o por qu� agora.
Apesar de admitir que ".
.
.
a distin��o entre subcultura e contracultura pode ser sutil, e pass�vel de discuss�o", Ken Goffman - vulgo R.U.
Sirius, ex-editor da revista cyberpunk Mondo 2000 - afirma que "as subculturas normalmente s�o definidas por um tipo de conformismo alternativo ou minorit�rio".
[10] Um exemplo perfeito disso s�o os Indies, que canalizam seu vanguardismo e "rebeldia" �nica e exclusivamente para fins musicais, de resto n�o sendo nada contestadores.
N�o � o caso da M�sica industrial, onde h� uma contesta��o frontal a todos os valores vigentes da sociedade Ocidental.
Do lado mais acad�mico da discuss�o, a historiadora Luisa Passerini lembra porque a aplica��o do termo "subcultura" foi bem-sucedido nas ci�ncias humanas: al�m n�o parecer "implicar um ju�zo demasiado duro" ele "sublinhava as caracter�sticas de subordina��o e diferen�a".[11]
Apesar da "cultura" Industrial existir desde o final dos anos 1970 (gra�as a grupos como Throbbing Gristle, SPK e Cabaret Voltaire), foi s� no come�o dos anos 1990 que o Rivethead se organizou, de fato, como uma tribo urbana.
Ou seja: finalmente apresentou um conjunto mais ou menos coerente de vestimentas, prefer�ncias m�sicais, linguajar (g�rias) e ideologias pr�prias.
No seu livro sobre o Nine Inch Nails, o jornalista ingl�s Tommy Udo descreve uma das primeiras apari��es de Rivetheads na imprensa musical.
Ele os avistou num show do Guns N' Roses no est�dio de Wembleycomo jogar no cassino on lineLondres,como jogar no cassino on lineAgosto de 1991.
A raz�o deles estarem por l� era a banda de abertura: o Nine Inch Nails (naquela �poca ainda divulgando o Pretty Hate Machine).
� assim que Udo descreve esses "p�s-g�ticos":
"A maioria eram homens ou casais (.
.
.
).
Tinham a cabe�a raspada e vestiam sobretudos de couro; um tinha at� uma m�scara de g�s e uma roupa de prote��o radioativa da OTAN, com o logotipo do NIN pichado nas costas".[12]
Nas suas v�rias defini��es, dispon�veis no site Urban Dictionary, se destacam:
Muitos dos f�s de M�sica Industrial "Oldschool" e Power Electronics acham que a cena Industrial/Noise n�o deve ser associada � grupos juvenis ou "tribos urbanas", tal associa��o seria danosa � contracultura industrial - qual n�o necessitaria de "representantes", assim como de elementos de decl�nio - como ocorreracomo jogar no cassino on linerela��o a outros movimentos contraculturais como fora o Hippie,Beatnik e Punk.
Genesis P-Orridge, membro fundador do Throbbing Gristle, descreve os Rivetheads de um jeito mais sarc�stico:
"A maioria s�o homens que cal�am botas da Doctor Marten's e vestem casacos negros de couro, cal�as militares e pintam o cabelo de preto ou cortam-no ao estilo skinhead.
Eles t�m um cole��o de livros sobre assassinatos e crimes sexuais.
Eles gravamcomo jogar no cassino on linem�sica - que � basicamente microfonia -como jogar no cassino on linefitas K7.
E reclamam do Throbbing Gristle ter acabado".[15]
Rivethead ultimamente tem ganhando uma reputa��o extremamente negativa pelos f�s das vertentes mais extremas da m�sica Industrial devido � cren�a que tais indiv�duos seriam respons�veis pela desastrosa situa��o que o termo M�sica Industrial adquiriu nas �ltimas d�cadas, uma situa��o de extrema regress�o conceitual, onde o protesto, o experimentalismo e a agressividade t�pica do industrial fora reciclada e embalada como um produto qualquer, perdendo todas as caracter�sticas b�sicas que o definiam como estilo (sendo assim um processo de regress�o, onde o experimentalismo e o esp�rito de evolu��o art�stica fora trocada por uma manifesta��o extremamente pobre e superficial).
Por�m tal cr�tica n�o se refere somente a�s rivetheads, mas tamb�m a todas as cenas e tribos urbanas que possam manter alguma rela��o com o "Industrial".
H� quem diga que um t�pico f� de M�sica industrial n�o escolhe ter uma vestimenta espec�fica.
Isso � uma excelente estrat�gia para evitar os estere�tipos que praticamente acabaram com os Punks e os Hippies.
H� outros, no entanto, que defendem que sim, existe um c�digo visual para os Rivetheads.
Os detalhes dessa vestimenta padr�o ser�o discutidos no t�picos abaixo.
A Cor Negra [ editar | editar c�digo-fonte ]
� �bvio, mas � preciso dizer isso: os Rivetheads n�o s�o a �nica tribo urbana preferem usar preto.
Entre as outras tribos que partilhamcomo jogar no cassino on lineprefer�ncia pela vestu�rio de cor negra est�o os G�ticos, os Headbangers[16] e alguns Punks mais radicais.[17]
Convencidos por Monte Cazzazza,[18] o Throbbing Gristle foi o primeiro grupo a estabelecer roupa de camuflagem como est�tica contracultural.
Os Punks j� tinham flertado com o visual militarista (botas de combate, p.ex.
), mas nada no mesmo n�vel que o Throbbing Gristle.
A est�tica militar foi levada a outros novas alturas pelo Front 242, que eram inspirados - paradoxalmente - tanto pelo Futurismo Italiano quanto o Construtivismo Russo.
[19] E por qu� "paradoxalmente"? De um lado temos o Futurismo, com seu elogio � guerra, � tecnologia e seu flerte com o Fascismo Italiano.
De outro temos a arte despojada do Construtivismo Russo, a servi�o da c�pula Sovi�tica.
� a velha t�tica da ambiguidade sendo postacomo jogar no cassino on linepr�tica.
O visual militar passa um misto de disciplina, poder e agress�o.
Al�m disso, � uma declara��o impl�cita de ser capaz de encarar a "realidade" de frente.
O uso de fardas por parte dos Rivetheads � tamb�m uma sacada ir�nica, j� que a contracultura Industrial �como jogar no cassino on linegrande parte antimilitarista.
O Chachol (ou chochol, ou khokhol) � um corte de cabelo Eslavo t�pico dos Cossacos, guerreiros Ucranianos que emigraram para a R�ssia no s�culo XVIII.
Os Cossacos fizeram parte do ex�rcito Sovi�tico, e foi talvez da� que alguns "Industrialistas" o adotaram.
Esse corte tamb�m � conhecidocomo jogar no cassino on lineingl�s como undercut.[20]
Esse corte de cabelo � assim: o couro cabeludo dos lados da cabe�a � raspado, sobrando assim com uma longa mecha de cabelo no topo da cabe�a.
Algumas pessoas que j� usaram varia��es desse corte s�o: Blixa Bargeld, do Einst�rzende Neubauten; Ogre, do Skinny Puppy; Al Jourgensen do Ministry e Burton C.
Bell do Fear Factory.[21]
Outra tend�ncia est�tica que teve forte influ�ncia sobre o visual Rivethead foi chamado Modern Primitive.
Um exemplo dessa est�tica s�o os Dreadlocks ("cachos do medo"), normalmente associados � m�sicos de Reggae e/ou praticantes da religi�o Rastaf�ri.
No entanto, v�rios m�sicos da cultura Industrial adotaram esse estilo de cabelo, incluindo membros do Nine Inch Nails (Trent Reznor), Pigface (Chris Connely), Ministry (Al Jourgensen) e Apoptygma Berzerk (Angel Stengel).
Isso talvez se deva talvez a uma ader�ncia aos princ�pios est�ticos (e "filos�ficos"?) dos Modern Primitives, aqueles que trouxeram piercings, tatuagem e a scarifica��o (esse �ltimocomo jogar no cassino on linemenor grau) para o mainstream.
Segundo o DSM-IV, o fetichismo consiste "em fantasias, anseios sexuais ou comportamentos recorrentes, intensos e sexualmente excitantes"[22] envolvendo "o uso de objetos inanimados".
[23] O fetichismo � uma sub-categoria das Parafilias, das quais incluem o Travestismo Fetichista, o Masoquismo e o Sadismo Sexual (assim classificadas assim quando prejudicam socialmente e psiquicamente o indiv�duo).
No caso de artistas do g�nero Industrial, eles exploram esses temas dentro da diretiva das t�ticas de choque.
Entre eles incluem o COUM Transmissions (predecessor do Throbbing Gristle), o DAF, Marilyn Manson e Nine Inch Nails.
Uma boa pedida � O Maquinista (2004), de Brad Anderson.
O filme narra a hist�ria de um maquinista que n�o dorme h� um ano, corro�do pela culpa e sofrendo de del�rios persecut�rios.
[24] O nome do personagem principal do filme, Trevor Reznik (Christian Bale), � quase um anagrama de Trent Reznor.
N�o � coincid�ncia; o roteirista do filme (Scott Kosar) � f� do Nine Inch Nails, e queria inclusive usar a m�sica do grupo como trilha sonora.[25]
O cinema p�s-surrealista de David Lynch e David Cronemberg foi influente para os artistas norte-americanos do estilo, incluindo gente como Skinny Puppy, Trent Reznor (Nine Inch Nails) e Marilyn Manson.
Na obra desses dois cineastas se v� o que o cr�tico Mark Dery chamou de "a est�tica do Neogrotesco".[26]
Uma cena de Eraserhead (1977) foi usada no encarte do primeiro EP do Godflesh [1].
Bill Leeb (do Front Line Assembly) diz que gostaria de fazer a trilha de um filme de David Cronemberg.[27]
Trent Reznor citou Cronemberg ao tentar explicar � revista Raygun como sair�a o The Fragile.
"Eu diria que o (The Fragile) est� mais para um filme de David Cronemberg do que Tetsuo: O Homem de Ferro".[28]
Assim como o cinema, a literatura foi igualmente inspiradora para o movimento.
Um sub-tipo de literatura especialmente inspiradora para a M�sica industrial foram as chamadas distopias.
Dentre elas destacam-se:
O Rivethead e outras Tribos Urbanas [ editar | editar c�digo-fonte ]
Apesar de alguns cr�ticos influentes - como Simon Reynolds,[30] p.ex.
- colocarem a M�sica industrial dentro do P�s-punk, o fato � que ela, cronologicamente, � contempor�nea ou at� anterior ao Punk rock (uma coisa que o pr�prio Reynolds admite[31]).
Tanto Punks quanto Rivets assumem uma postura contra-cultural, e ambos costumam admirar m�sicas noise, desestruturadas sonoramente.
Por�m a rela��o entre os Punks e os primeiros "Industrialistas" foi amb�gua.
O Cabaret Voltaire, principalmente nacomo jogar no cassino on linefase pr�-1982, chegou a fazer covers de bandas pr�-Punk e tamb�m tocou com bandas Punk.
Do outro lado, a banda anarco-punk Crass fazia o uso de colagens de som e efeitos experimentais, t�cnicas caracter�sticas do Industrial.
J� o pessoal do Throbbing Gristle n�o gostavam nem do Punk como tribo e nem do Punk como m�sica.
Nos anos 1990, o Atari Teenage Riot seria uma das primeiras bandas a misturar o som industrial e o techno com a agressividade e a tem�tica ativista do punk rock.
H� tamb�m uma certa liga��o � gera��o do Metal industrial: seja o vocalista do KMFDM usando um moicano ou Al Jourgensen colaborando com Jello Biafra (do Dead Kennedys) e Ian Mackaye, ex-Minor Threat, explorarando essa liga��o entre as duas cenas.
Chris Ho, da revista asi�tica BigO, escreveucomo jogar no cassino on line1992 que o Rock industrial "� o punk rock da m�sica eletr�nica", enquanto o Acid house seria a outra face da moeda, caindo no hedonismo e no escapismo qu�mico herdado da Disco music.
Algumas pessoas acham que os Rivetheads s�o uma sub-tribo g�tica,[32] o que � uma cren�a no m�nimo pol�mica porqu�:
A confus�o aumentou ainda mais com o advento dos Cybergoth.
Eles s�o uma varia��o recente do arqu�tipo g�tico: al�m de preservar o fetichismo, da decad�ncia chic e prefer�ncia por cores escuras do g�tico "cl�ssico", o Cybergoth pegam emprestados alguns adere�os visuais dos Clubbers (piercings, tatuagens, scarifica��es) e adotaram como prefer�ncia musical algumas varia��es mais recentes da M�sica industrial, como o Futurepop e o Terror EBM (ou Hellektro).
Uma caracter�stica conhecida dos Headbangers - alcunha dos f�s de Heavy metal[36] - � seu radicalismo.
[37] Suas "inquis�es" quanto � bandas que se desviaram musicalmente do estilo s�o not�rias, condenando qualquer tipo de mistura que venha diluir o Metal "puro".O New Metal, p.ex.
, t�m sido duramente criticado justamente por esse e outros motivos.[38][39]
A cena Industrial/Rivethead tinha pouco contato com o mundo Metal at� aparecerem bandas como o Ministry, Godflesh e KMFDM.
Esses grupos se apropriaram do Heavy metal e dessencraram-no: o KMFDM misturava batidas dance com riffs Thrash, enquanto o Godflesh casava Black Sabbath com o caos eletr�nico do Throbbing Gristle.
E mais: o Godflesh tocava ao vivo com uma bateria eletr�nica, um sacril�gio para a tribo headbanger, que sempre t�m a habilidade instrumental de seus m�sicoscomo jogar no cassino on linealta estima.
Como disse um frequentador do f�rum online da Rock Brigade, ".
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n�o vejo a necessidade de adicionar efeitos eletr�nicos ao Rock/Metal.
Sendo por natureza iconoclastas, esses grupos bateram de frente com esses limites virtuais, promovendo misturas ins�litas (bem ao gosto do p�blico Rivethead).
Apesar de inovadoras, essas "misturas" incomodaram os f�s mais tradicionais do Metal, que foram r�pidoscomo jogar no cassino on linedenunciar essa "heresia" musical.DI PERNA, Alan.
Jackhammer of the Gods .Guitar World, vol.15, no.6, p.
54-60; 62; 67; 69; 71, jun 1995..Guitar World, vol.15, no.6, p.
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