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Por Reda��o Galileu

19/12/2023 10h08 Atualizado 19/ dezembro/ 2023

Em locais arqueol�gicos em toda a Mesopot�mia, onde hoje?? fica o Iraque, arque�logos identificaram 32 tijolos de argila que revelam uma misteriosa anomalia no campo magn�tico da Terra ocorrida?? h� 3 mil anos. Os resultados foram registrados ontem (18) no peri�dico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os pesquisadores?? descobriram que a for�a do campo magn�ticos do

tijolos quando eles foram assados por trabalhadores milhares de anos atr�s.

Para medir os?? gr�os de �xido de ferro, a equipe retirou cuidadosamente pequenos fragmentos das faces quebradas dos tijolos e os examinou com?? um magnet�metro. Cada bloco apresentava uma inscri��o do nome do rei governante em365 casa de aposta�poca de fabrica��o. "titi

tiJolos apresentava um?? mapa hist�rico das mudan�as magn�ticas da Terra. ".tijsolos no tempo de um grande n�mero de milhares e milh�es de dias?? atr�s,

sabemos sobre as condi��es antigas do campo magn�tico, podemos estimar as datas de quaisquer artefatos que foram aquecidos na antiguidade",?? afirma em comunicado o autor principal do estudo, Matthew Howland, da Universidade Estadual de Wichita, no Kansas, Estados Unidos.

A partir?? das estimativas, os pesquisadores dizem ter confirmado a exist�ncia da chamada "Anomalia Geomagn�tica da Idade do Ferro Levantina", per�odo entre?? cerca de 1050 e 550 a.C no qual o campo

em torno do Iraque moderno.

em em torno da Iraque moderna.Evid�ncias do?? per�odo haviam sido detectadas na China, Bulg�ria e A�ores, mas dados da parte sul do Oriente M�dio em si eram?? escassos. O motivo da anomalia � desconhecido, e os arque�logos esperam que estudar assinaturas do campo magn�tico possa ajud�-los a?? datar melhor artefatos que antes n�o podiam ser datados com precis�o.

"Muitas vezes dependemos de m�todos de data��o, como datas de?? radiocar

coautor do estudo, que atua no Instituto de Arqueologia da University College London (UCL). "No entanto, alguns dos vest�gios culturais?? mais comuns, como tijolos e cer�micas, normalmente n�o podem ser facilmente datados porque n�o cont�m material org�nico", explica.

A data��o arqueomagn�tica?? dos artefatos pode ajudar historiadores a localizar com mais precis�o os reinados de antigos reis, j� que delimitar os anos?? precisos que alguns deles assumiram o trono ainda gera discord�ncia.Os pesquisadores

Os

descobriram que365 casa de apostat�cnica estava alinhada com a compreens�o dos?? reinados conhecida pelos arque�logos como a "Baixa Cronologia". Em cinco das amostras de tijolos, tiradas durante o reinado de Nabucodonosor?? II de 604 a 562 a.C., o campo magn�tico da Terra parecia mudar drasticamente em um per�odo relativamente curto de?? tempo. Isso acrescentou pistas � hip�tese de que picos r�pidos de intensidade s�o poss�veis.

"Os restos arqueol�gicos bem datados das ricas?? culturas meso

inscritos com nomes de reis espec�ficos, proporcionam uma oportunidade sem precedentes para estudar mudan�as na for�a do campo com?? alta resolu��o temporal, rastreando mudan�as que ocorreram ao longo de v�rias d�cadas ou at� menos", avaliou a coautora Lisa Tauxe,?? da Institui��o de Oceanografia Scripps, em San Diego, nos Estados Unidos.

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Monstro � Aquele que n�o Sabe Amar - os Filhos Abandonados da P�tria que os Pariu foi o enredo apresentado?? pela Beija-Flor no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro do carnaval de 2018, com o qual a?? escola conquistou o seu 14.

� t�tulo de campe� do carnaval carioca, tr�s anos ap�s a conquista anterior, em 2015.

O enredo?? da escola faz uma analogia entre a obra Frankenstein (que completou duzentos anos de lan�amento em 2018) e as mazelas?? sociais do Brasil, tra�ando um paralelo entre a criatura da hist�ria de Mary Shelley, que foi abandonada pelo seu criador,?? e os problemas sociais brasileiros, que, na vis�o do enredo, s�o frutos do abandono da popula��o por parte dos governantes.

O?? enredo foi assinado por Marcelo Misailidis, La�la, Cid Carvalho, Bianca Behrends, Victor Santos, Rodrigo Pacheco e L�o M�dia.[1][2]

A Beija-Flor foi?? a sexta e �ltima escola a se apresentar na segunda noite do Grupo Especial, iniciando seu desfile na madrugada da?? ter�a-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro de 2018.

A escola apostou numa mudan�a de estilo, abandonando o luxo que caracterizou?? suas apresenta��es anteriores e investindo num desfile mais teatralizado e pouco carnavalesco.

As mudan�as, sugeridas pelo conselheiro da escola, Gabriel David,?? e pelo core�grafo da comiss�o de frente, Marcelo Misailidis, causaram conflitos internos na �rea criativa da agremia��o, que acabaram resultando?? na sa�da do diretor La�la da escola, logo ap�s o carnaval.

O desfile da Beija-Flor gerou imagens fortes como a reprodu��o?? de crian�as mortas em caix�es, policiais baleados, assaltos, arrast�es, e um tiroteio dentro de uma sala de aula.

[3] Tamb�m foram?? usadas refer�ncias pol�ticas.

Uma ala representou a "farra dos guardanapos" de S�rgio Cabral Filho.

A segunda alegoria reproduziu o edif�cio sede da?? Petrobras de forma "favelizada", em refer�ncia ao empobrecimento da popula��o, que por 365 casa de aposta vez seria um dos efeitos da corrup��o?? na empresa.

[4] Ao final da apresenta��o, o p�blico dos camarotes e arquibancadas invadiu a pista de desfile e seguiu a?? escola, cantando o samba-enredo � capela, mesmo ap�s a bateria parar de tocar.[5]

O desfile dividiu a opini�o dos especialistas.

Quesitos como?? bateria, samba-enredo, harmonia, evolu��o e o casal Selminha e Claudinho foram elogiados; enquanto alegorias, fantasias, enredo e comiss�o de frente,?? foram duramente criticados.

Alguns ve�culos de imprensa sequer listaram a Beija-Flor entre as favoritas ao t�tulo.

O samba-enredo do desfile, composto por?? Di Menor BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo e Rafael Prates, foi um dos?? mais premiados do ano.

A Beija-Flor foi campe� do carnaval de 2018 com um d�cimo de vantagem sobre Para�so do Tuiuti?? e Salgueiro.

Ao todo, a escola recebeu dez notas abaixo da m�xima, sendo que seis foram descartadas seguindo o regulamento do?? concurso.

Com isso, a escola perdeu apenas quatro d�cimos no julgamento oficial do carnaval.[6]

O "desfile sem ala" da Beija-Flor em 2017.

No?? carnaval de 2015, a Beija-Flor conquistou seu 13.

� t�tulo na elite da folia carioca com um pol�mico desfile sobre a?? Guin� Equatorial, patrocinado pelo presidente do pa�s, o ditador Teodoro Obiang.

[7][8] Em 2016, a escola se classificou em quinto lugar?? com um desfile sobre o Marqu�s de Sapuca�, que d� nome � rua onde s�o realizados os desfiles.

[9] No carnaval?? de 2017, a Beija-Flor inovou ao mudar a tradicional arruma��o do desfile em alas.

Cada setor do desfile foi chamado de?? "ato".

Em cada ato desfilaram cerca de quinhentas pessoas com fantasias de formas variadas, representando ind�genas.

Em meio aos atos, desfilou um?? grupo coreografado, com cerca de oitenta integrantes, encenando um determinado momento da vida de Iracema, personagem-enredo da escola.

Cada ato foi?? encerrado por uma alegoria.

[10] As inova��es n�o agradaram o j�ri e a escola se classificou em sexto lugar.[11]

Cid Carvalho voltou?? � Beija-Flor para integrar a Comiss�o de Carnaval de 2018.

Prepara��o para 2018 [ editar | editar c�digo-fonte ]

Para elaborar o?? desfile de 2018, a Beija-Flor reformulou 365 casa de aposta Comiss�o de Carnaval, mantendo alguns componentes, dispensando outros, e contratando o carnavalesco Cid?? Carvalho.

Campe�o pela escola em 1998, 2003, 2004 e 2005, Cid estava fora da agremia��o h� onze anos.

[12] No dia 15?? de julho de 2017 a LIESA sorteou a ordem de apresenta��o das escolas de samba para o desfile de 2018.

A?? Beija-Flor foi sorteada para ser a sexta, e �ltima, agremia��o a se apresentar na segunda noite do Grupo Especial.

[13][14] A?? Beija-Flor foi a �ltima escola do Grupo Especial a anunciar seu enredo para 2018.

O an�ncio foi realizado no dia 30?? de julho de 2017, numa festa na quadra da agremia��o, em Nil�polis.[1]

Filho de An�sio Abra�o David (patrono e presidente de?? honra da escola), Gabriel David teve autoriza��o do pai para participar do processo criativo do carnaval junto � La�la e?? a comiss�o de carnavalescos.

[15] Aos 20 anos de idade, ocupando o posto de conselheiro da agremia��o, Gabriel teve a ideia?? de fazer um desfile c�nico, que interagisse com o p�blico.

[16] A ideia era "modernizar" o desfile com "atos" coreografados (o?? que j� tinha sido testado no carnaval anterior) e alegorias teatralizadas, com v�rias encena��es acontecendo ao mesmo tempo.

Core�grafo da comiss�o?? de frente da escola, Marcelo Misailidis ficou respons�vel pela concep��o das alegorias coreografadas.

Segundo Misailidis, a ideia era tamb�m atingir o?? p�blico jovem.

Para o core�grafo, "houve uma pasteuriza��o do espet�culo que n�o gera atra��o".

[17] Filho de An�sio, o ator Anderson M�ller?? ficou respons�vel pela encena��o dos carros aleg�ricos.

[18] Para investir em um visual moderno, a escola abriu m�o do luxo que?? a caracterizou durante anos, apostando em alegorias pouco carnavalizadas.

[19][20] Acostumada a ter destaques de luxo em quase todos os carros,?? a escola decidiu reunir todos, com fantasias iguais, na �ltima alegoria, a �nica com visual mais tradicional.

Diante da decis�o, alguns?? destaques decidiram n�o desfilar, enquanto outros escolheram desfilar noutras escolas.

Esposa de An�sio e m�e de Gabriel, Fab�ola David, que desfilava?? no abre-alas da escola, foi realocada para um trip� no in�cio do desfile.

[21] As ideias de Gabriel e Misailidis encontraram?? resist�ncia dentro da pr�pria agremia��o.

O presidente, An�sio, teve que interferir algumas vezes para apaziguar os �nimos na diretoria.

Acostumado a ditar?? as ordens na comiss�o de carnaval, La�la teve 365 casa de aposta lideran�a reduzida e n�o escondeu de ningu�m seu desagrado.[22]

Fora os conflitos?? internos da escola, o carnaval carioca passava por um momento conturbado.

[23] Em junho de 2017, a Prefeitura do Rio anunciou?? o corte de 50% do repasse de verbas p�blicas para as escolas de samba.

[24] A decis�o causou pol�mica visto que?? em 365 casa de aposta campanha � Prefeitura, Marcelo Crivella prometeu manter o patroc�nio �s agremia��es.

[25] Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino?? de Deus, Crivella tamb�m foi acusado de ser influenciado pela 365 casa de aposta religi�o ao cortar parte da verba do carnaval.

[26] A?? LIESA amea�ou cancelar os desfiles e sambistas organizaram protestos, mas o Prefeito manteve o corte.

[27] Sem dinheiro, a LIESA decidiu?? cancelar os ensaios t�cnicos realizados no samb�dromo, ap�s quinze anos bancando o evento.

[28] Ao longo das semanas que antecederam ao?? desfile, a Beija-Flor realizou ensaios em 365 casa de aposta quadra, em Nil�polis.

No dia 28 de janeiro de 2018, a escola realizou um?? ensaio aberto na Avenida Atl�ntica, em Copacabana.[29][18]

Marcelo Misailidis � um dos autores do enredo da Beija-Flor.

"Monstro � Aquele que n�o?? Sabe Amar.

Os Filhos Abandonados da P�tria que os Pariu" foi assinado por Marcelo Misailidis, La�la, Cid Carvalho, Bianca Behrends, Victor?? Santos, Rodrigo Pacheco e L�o M�dia.

O enredo faz uma analogia entre a obra Frankenstein (que completou duzentos anos de lan�amento?? em 2018) e as mazelas sociais do Brasil.

Na obra da escritora brit�nica Mary Shelley, a criatura � abandonada pelo seu?? criador, sendo vista como um monstro, assim como diversos problemas sociais do Brasil s�o diagnosticados como resultado do abandono da?? popula��o pelas autoridades competentes.

O enredo foi idealizado pelo core�grafo da Comiss�o de Frente da escola, Marcelo Misailidis, a partir da?? ideia de Gabriel David, que pediu um enredo de cr�tica social com refer�ncias pol�ticas da �poca.[2][16]

"Frankstein � uma obra que?? foi escrita h� duzentos anos e traduz com muita profundidade a realidade e a utiliza��o desmedida da vaidade intelectual, al�m?? da ambi��o desgovernada.

Neste momento a sociedade do Brasil encontra a tradu��o mais apropriada para entender os dramas sociais que afetam?? a nossa cidade.

" - Marcelo Misailidis, idealizador do enredo da Beija-Flor.[ 30 ]

Boris Karloff como o monstro da Universal Studios?? no cl�ssico filme Frankenstein (1931).

Imagem foi reproduzida nas alegorias do desfile.

O enredo foi desenvolvido em cinco setores:

Setor 1 - A?? Introdu��o do Argumento � "Frankenstein ou o Prometeu Moderno"

O enredo come�a fazendo refer�ncia direta � obra liter�ria Frankenstein ou o?? Prometeu Moderno, mais conhecida simplesmente como Frankenstein, romance de terror g�tico com inspira��es do movimento rom�ntico, considerada a primeira obra?? de fic��o cient�fica da hist�ria.

O primeiro setor do desfile descreve a ambienta��o onde come�a a se desenrolar a trama: geleiras?? e icebergs em meio ao Oceano �rtico contemplam uma cena descrita no pre�mbulo de abertura do livro; uma alus�o ao?? sopro criativo que levou a autora a produzir uma aventura que tem, como ponto de partida, reflex�es sobre o �mpeto?? da ambi��o humana e seus poss�veis desdobramentos.

� nesse contexto que surge o navio do Comandante Robert Walton, que ap�s resgatar?? Dr.

Victor Frankenstein em meio �s vastas plan�cies de gelo, contempla uma sucess�o de relatos que introduzem a narrativa, e funcionam?? como base do argumento hist�rico.

Ao revisitar suas mem�rias, Victor Frankenstein evidencia a 365 casa de aposta natureza pelo �vido desejo de aprender sobre?? todas as coisas, indiscriminadamente; relembra seu ingresso na Universidade de Ingolstadt, o fasc�nio pela ci�ncia e pela medicina, pelas aulas?? de aut�psia e disseca��o de cad�veres.

� no laborat�rio que Dr.

Victor Frankenstein consegue dar vida ao fruto de um experimento, criado?? a partir de peda�os de corpos costurados rusticamente.

Uma criatura a quem chamou de "o infeliz monstro".

Nesse contexto, o enredo apresenta?? de um lado, os conceitos da mente de um jovem cientista, de ideais modernos e teor revolucion�rio, em busca da?? imortalidade e da gl�ria pessoal; e de outro lado, um ser de aguda sensibilidade, que mesmo reconhecendo em si pr�prio?? suas fei��es monstruosas, no entanto, tema a necessidade de amar e ser amado, de modo eminentemente ser humano.

Edif�cio sede da?? Petrobras no Rio de Janeiro foi retratado de forma favelizada na segunda alegoria do desfile.

Setor 2 - A Ambi��o e?? a Gan�ncia

O segundo setor aborda a ambi��o e a gan�ncia de Dr.

Victor Frankenstein, observ�veis atrav�s da 365 casa de aposta cobi�a intelectual e?? 365 casa de aposta obstinada sede de conhecimento, impulsionada por 365 casa de aposta paix�o voraz e inquietante diante das descobertas e avan�os cient�ficos.

Atrav�s da perspectiva?? de espelhamento que norteia o enredo, � feita uma analogia com a ambi��o e a gan�ncia por dinheiro, poder e?? prest�gio, intr�nseca e not�vel ao longo da hist�ria do Brasil.

Segundo o enredo, "os monstros brasileiros n�o sa�ram da fic��o e?? n�o aterrorizam os nossos sonhos, s�o um pesadelo que fazem parte da vida real: Hoje, est�o presentes principalmente no Congresso?? Nacional e no Pal�cio do Planalto, em Bras�lia � a Capital dos Monstros, onde s�o tomadas as monstruosas decis�es pol�ticas?? que vitimizam o povo brasileiro, demonstrando que a caneta mata mais do que a pistola; est�o nos esc�ndalos de corrup��o?? e nos desvios milion�rios dos cofres p�blicos, e ainda no p�trido esquema das licita��es que envolvem as grandes empreiteiras, que?? em muito colaboraram para afundar a economia nacional; est�o nas unidades prisionais que s�o verdadeiras universidades do crime".

O enredo ainda?? cita a Petrobr�s como "a ru�na do que j� foi um dia, quando era refer�ncia de prosperidade, estabilidade e credibilidade,?? e atualmente, � s�mbolo do monstro da corrup��o, protagonizando aquele que talvez seja o mais grave epis�dio de extravio de?? verbas p�blicas e pagamento de propinas na hist�ria do pa�s".

Setor 3 - O Abandono

O terceiro setor do enredo aborda o?? abandono da criatura por Dr.

Victor, seu criador, fazendo uma an�lise comparativa com o abandono da popula��o brasileira por parte de?? seus governantes.

Segundo o enredo, "o descuido, o desleixo e o desd�m para com a popula��o, que sofre com diversos flagelos,?? ocasionados por car�ncias m�ltiplas: falta assist�ncia social, educa��o, cultura, sa�de, seguran�a, consci�ncia, empatia [...

] S�o retalhos de uma sociedade ref�m?? de uma viol�ncia cruel, fruto do abandono social".

Ainda segundo o enredo, "enquanto os bandidos est�o soltos pelas ruas, a popula��o?? fica presa em propriedades gradeadas, numa tentativa desesperada de se ter um m�nimo de seguran�a e prote��o, onde aqueles que?? t�m melhores condi��es financeiras, vivem em condom�nios que s�o uma esp�cie de 'pris�o de luxo', enquanto os demais, sobrevivem como?? podem, � merc� das mais diversas mazelas sociais.

J� o abandono do lixo, � um alerta sobre a nossa responsabilidade no?? que se refere ao descarte indevido dos restos e detritos que produzimos, e que s�o abandonados de forma irrespons�vel no?? meio ambiente; esse excesso de sujeira retrata a materializa��o do abandono, j� que as quest�es ecol�gicas tamb�m s�o um retrato?? da rejei��o".

Setor 4 - A Intoler�ncia

O quarto setor do enredo aborda diversas quest�es referentes � intoler�ncia, mais uma vez fazendo?? analogia com a rela��o de Dr.

Victor e 365 casa de aposta criatura.

O monstro de Frankenstein � rejeitado por seu criador por ser estranho?? e diferente, quando s� queria ser amado.

Segundo o enredo, "intoler�ncia � a falta de habilidade ou vontade em reconhecer e?? respeitar as diferentes cren�as e opini�es; � a aus�ncia de disposi��o para aceitar pessoas com pontos de vista dissidentes, provocando?? assim, uma postura de �dio sistem�tico e de agressividade irracional com rela��o a indiv�duos de grupos espec�ficos, que vivem �?? 365 casa de aposta maneira de ser, e em conson�ncia com seus pr�prios estilos de vida e convic��es".

O enredo cita intoler�ncia religiosa, de?? g�nero e orienta��o sexual, de racismo (intoler�ncia racial), xenofobia, e intoler�ncia desportiva, citando o Est�dio do Maracan� como um "moderno?? Coliseu" (palco de combates de gladiadores na Roma antiga), "onde torcedores, ao inv�s de vibrarem por seus times, terminam por?? digladiarem-se entre si", em refer�ncia �s brigas de torcida de futebol.

Setor 5 - A Reden��o

O quinto e �ltimo setor aborda?? a reden��o da criatura que, na vis�o do enredo, s� queria ser amada pelo seu criador.

O carnaval � apresentado como?? s�mbolo dessa reden��o por ser uma festa democr�tica, onde todos podem se divertir.

Segundo o enredo, "o Rei Momo, monarca da?? Corte e anfitri�o do carnaval, convoca a realeza, plebeus e personagens tradicionais da folia para dar um xeque-mate na tristeza?? e realizar um arrast�o de alegria na Sapuca�, desfilando o respeito �s diferen�as atrav�s do Samba.

Z� Pereira, os negros da?? nossa Pequena �frica, as damas de casa, Pierr�, Colombina e Arlequim � a elite Bal Masqu�, baianinhas, a pl�iade do?? samba, o bloco dos sujos, velha guarda...

todos convidados a clamar por paz, representando e enaltecendo a voz do samba".

O enredo?? termina homenageando "os setenta anos de hist�ria que a Beija-Flor de Nil�polis est� prestes a completar nesse ano de 2018",?? demonstrando "na pr�tica, atrav�s de quarenta anos de projetos e trabalhos sociais, que sabe cuidar de 365 casa de aposta comunidade; que com?? amor, assist�ncia e educa��o, � poss�vel sim transformar a vida de seres humanos".

Detalhe das alas em refer�ncia � viol�ncia no?? futebol no desfile de 2018 da Beija-Flor .

Componentes desfilam com fantasias de gladiador e bandeiras de times brasileiros.

Processo de escolha?? [ editar | editar c�digo-fonte ]

O concurso para escolha do samba-enredo oficial da Beija-Flor para o carnaval de 2018 teve?? in�cio em 20 de agosto de 2017, data em que as parcerias concorrentes inscreveram suas obras para participar da disputa.

Na?? mesma data, a Beija-Flor fez a grava��o dos sambas inscritos.[32]

22 parcerias inscreveram sambas no concurso da escola:[33]

Samba 04: Di Menor?? BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo e Rafael Prates.

Samba 05: Junior Trindade, Jota R,?? Thiago Alves, Wilson Tata e Rra Massa.

Samba 06: Valmir Vignolli, Carlos Fran�a, Maur�cio Augusto, Darwen Schiavine, Gabriel Lopes, Maia e?? Marquinhos Cavaco.

Samba 07: Serginho Aguiar, Alan Vin�cius, Dr.

Rog�rio, Nino Smith, Gigi da Estiva, M�rcio Fran�a, Kak� Kalm�o, Vin�cius Rabello, Rodrigo?? Sarmento, Rodrigo Armani, Rodrigo Nunes, Vin�cius S�, Carlinhos Ousadia e Cristiano Mesquita.

Samba 13: Cl�udio Russo, J.

Velloso, Gilberto Oliveira, Julio, JB?? Oliveira e Marquinho Beija-Flor.

Samba 14: Cosme Araujo, Ricardo Carvalho, Sergio Galo, Claudio Vagareza, A.

Menezes, Frank Santos, Rodrigo Ponte e Kae?? Valle.

Samba 19: Zez�, Henrique Nova Cidade, Jo�o do Casulo, Edilson do Cavaco e Donde.

Samba 23: Willian Defensor, Luciano da Kombi?? e Rob�rio Souza.

Samba 27: Arnaldo da Beija-Flor, Carlinhos Jr, Magn�o do Sete Corda, Babalu do Cavaco e Fifito do Sete?? Corda.

Samba 29: Edson Azevedo e cia.

Samba 30: Carlinhos Amanh�, Pereir�o, Robson Batalha, Wanderley Novidade, Paulinho Pontes, Atilio Muniz e Wilsinho?? da Ben��o.

Samba 31: Michel Laczynski.

Samba 37: Miguel, Veni Vieira, Tamir, Marcondes, Boc�o e Paulo Bispo.

Samba 39: Sidney de Pilares, Sormany,?? Jorginho Moreira, LM Perigo, Rodrigo Cavanha, Cl�udio Marinho, Walney Rocha e Paulo Oliveira.

Samba 51: Picol� da Beija-Flor, Gryvaldo e Samuel?? Permino.

Samba 52: Abra�o Quinin e Rog�rio Costa.

Samba 53: Lucas de Moraes, Valter Rodrigues e Jorge Santana.

Samba 54: Andr� do Cavaco,?? Bruno Costa, Adriano Gasparzinho e Alex Freitas.

Samba 55: Maur�cio Martins, Sobrinho Fran�a e Marcelo Martins.

Samba 77: Marcelo Guimar�es, Rog�rio Damata,?? Tia vanda, Tia Rita e Tia Ivone.

Samba 88: Billy Conty, Denis Lopes, Diego Natural, Ailson Brand�o, Bei�o Rosa, Dami�o Linhares,?? Roger SD e Marcinho Beija-Flor.

Samba 300: Jose Roberto, Nurynho Almawi, Jo�o Fernandes, Villela, Marcelo Machado, Carlinhos da Xerox, Cas� Fernandes,?? Fagner Fernandes e Fabio Santana.

"Acho que tudo que n�s brasileiros estamos sentindo hoje, vivendo muita intoler�ncia, falta de amor, falta?? de cuidado, n�s temos que botar para fora a nossa indigna��o.

� hora de fazer um grande arrast�o de alegria".

[ 34?? ] -Kiraizinho, um dos compositores do samba da Beija-Flor.

Os sambas foram divididos em duas chaves (chave verde e chave amarela)?? com onze obras em cada chave.

O processo de escolha foi realizado em forma de classificat�ria, com os sambas sendo apresentados?? na quadra da escola e avaliados pela dire��o da agremia��o com eliminat�rias semanais.

A primeira eliminat�ria aconteceu em 24 de agosto?? de 2017.

As primeiras eliminat�rias foram realizadas no barrac�o da escola, na Cidade do Samba.

Posteriormente, o concurso passou a ser realizado?? na quadra da agremia��o em Nil�polis.

A Beija-Flor foi a �ltima escola a definir seu samba para 2018.

A final da disputa?? foi realizada na madrugada da sexta-feira, dia 20 de outubro de 2017, na quadra da agremia��o.

Quatro obras disputaram a final?? do concurso: sambas 4, 5, 7 e 39.

Venceu o samba 4, dos compositores Di Menor BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio?? Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo, Rafael Prates.

Foi a primeira vez que todos os compositores da parceria venceram uma?? disputa de samba-enredo.

[34] Dias ap�s a final do concurso, o samba da Beija-Flor foi gravado por componentes e ritmistas da?? escola na Cidade do Samba, e por Neguinho da Beija-Flor em est�dio.

A obra � a sexta faixa do �lbum Sambas?? de Enredo 2018, lan�ado em novembro de 2017.

[35][36] O samba 37, eliminado antes da final do concurso, foi gravado e?? lan�ado por Neguinho da Beija-Flor com o t�tulo de "O Poder da Gan�ncia".[37]

Letra e melodia [ editar | editar c�digo-fonte?? ]

Refr�o principal do samba-enredo de 2018 da Beija-Flor.

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A letra do samba-enredo oficial da?? Beija-Flor foi escrita na primeira pessoa do singular.

Na primeira parte, a letra � amb�gua, fazendo refer�ncias � hist�ria de Frankenstein,?? mas que tamb�m servem para retratar o abandono de brasileiros que se encontram � margem da sociedade ("Sou eu...

/ Espelho?? da lend�ria criatura / Um monstro...

/ Carente de amor e de ternura / O alvo na mira do desprezo e?? da segrega��o / Do pai que renegou a cria��o / Ref�m da intoler�ncia dessa gente / Retalhos do meu pr�prio?? criador / Julgado pela for�a da ambi��o / Sigo carregando a minha cruz / � procura de uma luz, a?? salva��o").

O refr�o central do samba faz alus�o � explora��o da f�.

Religiosos que exploram os mais necessitados e s� fazem o?? bem pedindo algo em troca ("Estenda a m�o meu senhor / Pois n�o entendo tua f� / Se ofereces com?? amor / Me alimento de ax� / Me chamas tanto de irm�o / E me abandonas ao l�u / Troca?? um peda�o de p�o / Por um peda�o de c�u").

A segunda parte do samba come�a fazendo refer�ncia � corrup��o na?? pol�tica e seus efeitos na sociedade ("Gan�ncia veste terno e gravata / Onde a esperan�a sucumbiu / Vejo a liberdade?? aprisionada / Teu livro eu n�o sei ler, Brasil!").

O trecho seguinte aponta o samba como salva��o para os problemas sociais?? ("Mas o samba faz essa dor dentro do peito ir embora / Feito um arrast�o de alegria e emo��o o?? pranto rola / Meu canto � resist�ncia no ecoar de um tambor / Vem ver brilhar mais um menino que?? voc� abandonou").

O refr�o principal do samba critica o abandono dos brasileiros pelas autoridades e usa a Beija-Flor como s�mbolo de?? acolhimento social ("Oh! P�tria amada, por onde andar�s? / Seus filhos j� n�o aguentam mais! / Voc� que n�o soube?? cuidar / Voc� que negou o amor / Vem aprender na Beija-Flor!").

Luiz Ant�nio Simas, em 365 casa de aposta cr�tica para O Globo,?? escreveu que "Beija-Flor (com uma grava��o excepcional), Para�so do Tuiuti e Mangueira t�m sambas candidatos a melhores do carnaval, com?? enredos contundentes, ancorados na cr�tica social �s mazelas de uma sociedade intolerante e estruturalmente racista como a brasileira".

[38] Leonardo Bruno,?? do Extra, classificou o samba da Beija-Flor como "obra-prima", apontando que "a escola de Nil�polis traz um enredo-manifesto, com letra?? forte em interpreta��o marcante de Neguinho da Beija-Flor".

[39] Para Bruno Guedes, da Cult Magazine, "o samba � um primor.

Talvez a?? melhor poesia do ano e com um Neguinho da Beija-Flor, no disco, fazendo jus a 365 casa de aposta figura lend�ria.

E melodicamente �?? 'Padr�o Beija-Flor': pesado quando precisa ser e feito para o componente acostumado a ele".

[40] Marco Maciel, do Sambario, elogiou o?? samba, escrevendo que "a melodia segue o tom 'nilopolitano' de levada pesada, no entanto com mais dol�ncia.

Os refr�es s�o fort�ssimos,?? principalmente o do meio, cuja letra que ataca os templos � um achado.

Trechos como 'pois n�o entendo 365 casa de aposta f�' e?? 'me chamas tanto de irm�o e me abandonas ao l�u / troca um peda�o de p�o por um peda�o de?? c�u' s�o a s�ntese da explora��o � f� alheia que infelizmente ludibria tanta gente e enche os bolsos de quem?? n�o merece.

A segunda parte do samba cita as mazelas provocadas pelos governantes, fechando a obra, no momento de mais emo��o,?? com a exalta��o ao samba como canto de resist�ncia.

O samba, interpretado brilhantemente pelo velho Neguinho, dispensa a sinopse para o?? entendimento do tema, fruto de inspira��o �mpar dos compositores, servindo perfeitamente como o triste retrato atual de nosso pa�s, cujos?? poetas s�o historicamente habituados a tecerem obras antol�gicas em per�odos de maior adversidade".

[41] Mauro Ferreira, do G1, foi o �nico?? a criticar o samba, apontando que a obra da Beija-Flor � "muito aqu�m" do hist�rico da agremia��o.[42]

A Beija-Flor foi a?? sexta, e �ltima, escola a desfilar na segunda noite do Grupo Especial, iniciando seu desfile pouco depois das 4 horas?? da manh� da ter�a-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro de 2018.

A apresenta��o contou com 3.

550 componentes, divididos em 36?? alas, cinco alegorias e tr�s trip�s.

A escola concluiu seu desfile com 72 minutos de apresenta��o.

[43][44] Ao final, o p�blico dos?? camarotes e arquibancadas invadiu a pista e seguiu a escola, ato conhecido no meio carnavalesco como "arrast�o", por�m, de maior?? propor��o do que o comum.

Mesmo ap�s a bateria parar de tocar, o p�blico continuou cantando o samba-enredo � capela.

[5] Abaixo,?? o roteiro do desfile e o contexto das alegorias e fantasias apresentadas.

Recep��o dos especialistas [ editar | editar c�digo-fonte ]

O?? desfile dividiu a opini�o dos especialistas.

Foram elogiados os chamados "quesitos de ch�o" (harmonia e evolu��o), al�m da parte musical (bateria?? e samba-enredo) e o casal Selminha e Claudinho; enquanto a pl�stica (alegorias e fantasias), enredo e comiss�o de frente, foram?? duramente criticados.

Alguns ve�culos de imprensa sequer listaram a Beija-Flor entre as favoritas ao t�tulo.

Bernardo Araujo, do jornal O Globo, listou?? Portela, Salgueiro e Mangueira como as favoritas ao campeonato.

Sobre a Beija-Flor, o jornalista escreveu que a escola "passou seu recado,?? ao som de um samba bel�ssimo, mas n�o o fez de forma carnavalesca [...

] desistindo do luxo que a caracteriza?? h� 40 anos para contar, de forma teatral, o enredo".

[56][57] Ainda segundo Araujo, a escola de Nil�polis s� chegaria ao?? Desfile das Campe�s "com boa vontade dos jurados".

[58] Para Tony Goes, da Folha de S�o Paulo, a Beija-Flor "recuperou a?? verve dos tempos do carnavalesco Jo�osinho Trinta e fez um desfile memor�vel, ressaltando as mazelas da corrup��o brasileira (mas, convenientemente,?? esquecendo que seu patrono, An�sio Abra�o David, est� condenado a 48 anos de pris�o)".[59]

Uma m�e chora ao ver seu filho?? policial baleado.

Trajes comuns e falta de carnavaliza��o foi criticada pelos especialistas.

Anderson Baltar, do UOL, apontou Salgueiro e Mangueira como as?? favoritas.

[60] O jornalista escreveu que a Beija-Flor n�o merecia vencer o carnaval porque "usou e abusou de imagens sem qualquer?? esp�cie de carnavaliza��o [...

] e, em muitos casos, resvalaram no mau gosto", criticando as encena��es de um tiroteio em sala?? de aula e de um policial baleado agonizando.

Ainda segundo Baltar, "n�o � justo e correto que outras doze concorrentes, cujos?? profissionais pensam, por meses, em um conceito de desfile e em deixar suas alegorias e roupas bem acabadas e intelig�veis,?? percam para um festival de carros sem cuidado e n�o-fantasias passando", finalizando que a escola poderia vencer "escorada pela como��o?? p�blica e pela for�a dentro dos bastidores".[61]

Leonardo Bruno e Ramiro Costa, do Extra, colocaram Salgueiro, Mangueira e Para�so do Tuiuti?? na briga pelo t�tulo, destacando que a Beija-Flor "foi a grande decep��o do ano, com uma concep��o de desfile equivocada,?? uma qualidade visual inferior � 365 casa de aposta tradi��o e um descasamento claro entre alegorias e fantasias, num enredo que se mostrou?? um balaio de gatos".

Para os jornalistas, "o enredo n�o mostrou consist�ncia ao atirar para todos os lados.

E a nova proposta?? de alegorias, com uma est�tica realista demais, era pouco carnavalesca.

Os carros n�o tinham requinte est�tico, e as fantasias traziam uma?? proposta totalmente diferente.

Vale destacar o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha, que dan�ou muito".[62]

Aydano Andr� Motta escreveu que?? "no fundamental aspecto est�tico, a azul e branco fracassou.

Nos essenciais samba e evolu��o, brilhou intensamente".

Para o jornalista, "a cr�tica reprovou?? a apresenta��o nilopolitana, pelo desprezo ao acabamento de alegorias e � qualidade das fantasias, que se desmancharam avenida afora.

O carro?? que representava a sede da Petrobras, para falar de corrup��o parecia inacabado, na madeira; boa parte das encena��es causava inc�modo,?? e n�o o alegre prazer do carnaval.

(E teve blackface, imperdo�vel �cone racista.)".

Aydano ainda elogiou os desempenhos de Neguinho da Beija-Flor,?? Selminha e Claudinho, e pontuou que "a impressionante multid�o foli�, que foi atr�s da escola e cantou o samba �?? capela, mesmo depois de a bateria silenciar, transformou a apresenta��o na mais importante do ano, por construir apoteose que entra?? para a hist�ria da festa" e que "o sarapatel de cr�ticas �s mazelas sociais abarcou correntes diversas, ao tratar de?? racismo e homofobia, machismo e polui��o ambiental � agendas da esquerda �, de carga tribut�ria e corrup��o � temas que?? a saga pol�tica associou � direita.

E no meio, a viol�ncia, que mobiliza todas as 43568 correntes ideol�gicas".[63]

Os jurados do pr�mio?? Estandarte de Ouro criticaram o desfile.

Para Luiz Antonio Simas, a Beija-Flor "apresentou um enredo de dif�cil compreens�o, com problemas na?? estrutura narrativa, e deixou a desejar nos aspectos visuais.

Por outro lado, o �timo desempenho do casal de mestre-sala e porta-bandeira,?? da bateria e do samba-enredo favoreceram a comunica��o com o p�blico".

Para Marcelo de Mello, "a escola deixou de lado seu?? estilo de alegorias, e p�s no lugar uma teatraliza��o de mau gosto.

Trocou o luxo de sempre por movimentos desconexos na?? dramatiza��o".

Maria Augusta Rodrigues pontuou que "a parte aleg�rica n�o trouxe as caracter�sticas da escola".

Dorina classificou o desfile como impactante, pontuando?? que "�s vezes a gente n�o quer ver aquilo na Avenida, mas � o que est� nas ruas o tempo?? todo".

Para Bruno Chateaubriand, "o enredo pode parecer confuso, mas as pessoas davam significado �quilo tudo.

Os desfilantes visualizavam aquilo na vida?? deles, cantavam com o cora��o".

Para Alberto Mussa, "o que chocou foi a desorganiza��o do enredo e o mau gosto de?? algumas imagens".

Aloy Jupiara lembrou que "a Beija-Flor se prop�s a fazer uma cr�tica social e pol�tica.

Ela fez isso em 1989,?? com Ratos e urubus...

Larguem a minha fantasia.

Mas n�o h� margem de compara��o.

O Jo�osinho Trinta carnavalizou os mendigos.

Esse ano, aquilo n�o?? se realizou e corrompeu as caracter�sticas da escola".

Felipe Ferreira apontou que a Beija-Flor "anulou os destaques, um personagem importante que?? surge praticamente junto com as escolas de samba.

V�rios deles n�o sa�ram, e os que sa�ram foram reduzidos a composi��es da?? �ltima alegoria".

Para Lu�s Filipe de Lima, "a bateria, que tem passado sempre com andamento cadenciado, teve o m�rito de manter?? 365 casa de aposta caracter�stica.

Mas foi pouco arrojada, poderia ter esquentado mais o samba".[64]

Em 365 casa de aposta cr�nica, o jornal O Dia escreveu que "o?? enredo da agremia��o foi desenvolvido de forma confusa e as alegorias apresentaram acabamento abaixo do esperado.[...

] a escola causou um?? grande choque na Sapuca�.

Os carros apresentavam uma grande polui��o visual complicando demais a resolu��o do enredo.

As alas tamb�m n�o ajudaram?? a agremia��o no seu desfile.

O ponto positivo ficou por conta dos quesitos de ch�o.

O belo samba-enredo foi muito bem executado?? pela bateria comandada pelo mestre Rodney.

A harmonia da escola foi mais uma vez o rolo compressor e dever� fazer com?? que a agremia��o conquiste boas notas [...

] a escola n�o fez um desfile que a credenciasse a lutar pelo t�tulo?? do Carnaval.

A apresenta��o experimental acabou mostrando uma qualidade bastante duvidosa".

[65] Fabio Grellet, do Estad�o, foi um dos poucos a apontar?? a escola como favorita, escrevendo que "mesmo trocando seu tradicional luxo por fantasias que em muitos casos representavam o lixo,?? a escola � candidata ao t�tulo".[66]

Para Guilherme Ayupp, do site Carnavalesco, "apesar da pesada cr�tica e do discurso em tom?? elevado, quesitos como enredo e alegorias apresentaram falhas no desfile".

O jornalista elogiou o samba-enredo e seu int�rprete oficial ("Neguinho da?? Beija-Flor levantou as arquibancadas com a condu��o de uma das obras mais populares do carnaval.

O refr�o, que trazia uma mensagem?? forte, acabou sendo bastante cantado pela escola e pelas pr�prias arquibancadas.

Em perfeita harmonia com a bateria, o carro de som?? foi o ponto alto da atua��o do samba"); a evolu��o da escola ("componentes evolu�ram com alegria e desenvoltura"); a harmonia?? ("As alas cantaram forte o samba-enredo.

Em todos os setores houve a mesma intensidade de canto.

A comunica��o com o p�blico acabou?? impulsionando arquibancadas e frisas a tamb�m cantarem, o que deu ainda mais volume"); Selminha e Claudinho ("O entrosamento de mais?? de vinte carnavais fez mais uma vez grande diferen�a"); e as fantasias ("Estavam bem adequadas ao enredo e a realiza��o?? dos figurinos teve uma das leituras mais compreens�veis de todo o Grupo Especial").

Foram criticadas a comiss�o de frente ("a realiza��o?? da coreografia se deu de maneira confusa e sem clareza, dificultando sensivelmente 365 casa de aposta compreens�o [...

] N�o houve comunica��o com o?? p�blico"); as alegorias ("Houve falhas de concep��o e realiza��o em praticamente todos os carros"); e o enredo ("o desfile teve?? falhas graves de realiza��o da proposta.

A setoriza��o n�o se mostrou de maneira clara na avenida, carecendo de uma melhor continuidade?? entre um setor e outro").[67]

Em an�lise para o site Carnavalesco, Eug�nio Leal escreveu que "a Beija-flor encerrou os desfiles revertendo?? a l�gica do carnaval.

As pessoas v�o � Sapuca� para navegar no mundo dos sonhos; ver carros grandiosos e brilhantes; fantasias?? coloridas cheias de pluma; componentes de corpos pintados, corpos esculturais seminus e coisas do tipo.

Querem fugir da realidade.

O que a?? escola de Nil�polis fez foi jogar na cara das pessoas a esta realidade que as espera quando deixam o samb�dromo".

[68]?? Em 365 casa de aposta cr�tica, o portal Carnavalize escreveu que "o enredo n�o funcionou bem e n�o se fez claro, sem um?? fio condutor, e as cr�ticas feitas n�o conversaram entre si.

O visual inovador da escola gerou controv�rsias" e que "a Comiss�o?? de Frente fez uma apresenta��o sem momentos de destaque e por vezes confusa", mas elogiou o casal Selminha e Claudinho?? ("fizeram uma boa apresenta��o e foram muito aplaudidos pela arquibancada"), al�m de Neguinho da Beija-Flor, a harmonia e a bateria?? da escola.[69]

Os comentaristas do site SRzd analisaram os pontos positivos e negativos da apresenta��o.

Para Raquel Valen�a, "o que mais fez?? falta ao desfile foi enredo.

N�o havia come�o, meio e fim.

De geleira a punk nordestino, um desfile de carros sem beleza?? e sem acabamento [...

] nem os componentes pareciam convencidos do novo discurso da escola".

Analisando o desempenho de Selminha e Claudinho,?? Eliane Santos Souza escreveu que "a gra�a, a leveza e a majestade do casal p�de ser observada durante a realiza��o?? dos movimentos coordenados onde se destacaram o equil�brio e a reciprocidade da dupla".

Para Bruno Moraes, "o belo desfile da bateria?? da Beija-Flor teve o seu grande destaque o andamento.

Aquela batucada aut�ntica e swingada j� � caracter�stica da bateria do mestre?? Rodney.

Fez boas apresenta��es nas cabines 1, 2 e 3, por�m, no m�dulo 4, a bateria n�o foi t�o firme quanto?? nos demais.

No geral foi um �timo desfile dos ritmistas de Nil�polis".[70]

Jornalistas que cobrem pol�tica tamb�m deram opini�o sobre o desfile.

Para?? Josias de Souza, "o desfile foi apote�tico.

Mas faltou � Beija-Flor uma ala sobre o patrono da escola, o contraventor Aniz?? Abra�o David.

An�zio, como � chamado, carrega no prontu�rio uma senten�a de primeira inst�ncia: 48 anos de cadeia por corrup��o ativa,?? lavagem de dinheiro, sonega��o fiscal e contrabando".

[71] Asc�nio Seleme escreveu que a Beija-Flor "acertou ao retratar o Rio de S�rgio?? Cabral, com seus jantares fartos e guardanapos na cabe�a, mas errou ao praticamente ignorar o PT (Partido dos Trabalhadores) no?? seu enredo de ratazanas".[72]

Selminha Sorriso durante o Desfile das Campe�s.

A Beija-Flor foi a campe� do carnaval de 2018 com um?? d�cimo de vantagem sobre Para�so do Tuiuti e Salgueiro.

A escola de Nil�polis conquistou seu 14.

� t�tulo de campe� da folia?? carioca, tr�s anos depois de 365 casa de aposta conquista anterior, em 2015.

[73][4] Com a vit�ria, a escola foi classificada para encerrar o?? Desfile das Campe�s, que teve in�cio na noite do s�bado, dia 17 de fevereiro de 2018, no Samb�dromo da Marqu�s?? de Sapuca�.[74]

Impedida de usar 365 casa de aposta quadra, interditada pelo Minist�rio P�blico por apresentar problemas estruturais, a Beija-Flor montou um palco com?? tel�o numa pra�a pr�xima � quadra para seus torcedores acompanharem a apura��o.

Com a confirma��o do t�tulo, as ruas no entorno?? foram tomadas por milhares de pessoas.

[75] Cerca de vinte ton�is de latinhas de cerveja foram comprados pela escola para serem?? distribu�dos na festa do t�tulo.

[76] O trof�u foi levado em carreata pelas principais ruas da cidade, em cima de um?? carro de som, pelos componentes e diretores da escola.[77]

A leitura das notas foi realizada na tarde da quarta-feira de cinzas,?? dia 14 de fevereiro de 2018, na Pra�a da Apoteose.

De acordo com o regulamento do ano, a menor nota recebida?? por cada escola, em cada quesito, foi descartada.

As notas variam de nove � dez, podendo ser fracionadas em d�cimos.

A ordem?? de leitura dos quesitos foi definida em sorteio horas antes do in�cio da leitura das notas.[78]

A apura��o come�ou com Portela?? e Mangueira liderando ap�s a leitura dos quesitos Enredo e Evolu��o.

Com a perda de um d�cimo em Enredo, Beija-Flor estava?? na terceira coloca��o, empatada com a Unidos da Tijuca.

A Mangueira perdeu a lideran�a no quesito Bateria, onde perdeu dois d�cimos.

A?? Beija-Flor assumiu a lideran�a isolada da apura��o no quesito Comiss�o de Frente, onde a Portela perdeu alguns d�cimos.

No quesito seguinte,?? Alegorias e Adere�os, a escola de Nil�polis perdeu a lideran�a para a Mocidade.

A escola de Padre Miguel liderou at� o?? quesito Fantasias, onde perdeu alguns d�cimos, passando a lideran�a da apura��o para Salgueiro e Beija-Flor.

No �ltimo quesito, Samba-Enredo, o Salgueiro?? perdeu um d�cimo e a Beija-Flor, com nota m�xima, conquistou o t�tulo.

[79] Ao todo, a escola recebeu dez notas abaixo?? da m�xima, sendo que seis foram descartadas seguindo o regulamento do concurso.

Com isso, a escola perdeu apenas quatro d�cimos, atingindo?? 269,6 pontos contra 269,5 do Tuiuti e do Salgueiro.[6]

Legenda: S Nota descartada J1 Julgador 1 J2 Julgador 2 J3 Julgador?? 3 J4 Julgador 4

Total Enredo Evolu��o Bateria Mestre-Sala e Porta-Bandeira Comiss�o de Frente Alegorias e Adere�os Harmonia Fantasias Samba-Enredo J1?? J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1?? J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 9,9 10 9,9 10 10?? 10 10 10 10 10 9,9 10 10 9,9 10 10 10 10 9,9 10 9,9 9,9 9,9 10 10?? 10 10 10 9,9 10 9,8 10 10 10 10 10 269,6

A nota m�xima (dez) n�o � justificada.

Abaixo, as justificativas?? das notas abaixo de dez:

O julgador Artur Nunes Gomes, do m�dulo 1 de Enredo, deu nota 9,9 para a escola?? porque a ala 5 "n�o conseguiu materializar 365 casa de aposta proposta em raz�o da aus�ncia da mala que consta no figurino do?? livro abre-alas e expressa a absoluta riqueza material, conforme descrita na justificativa da fantasia" e tamb�m porque na ala 31?? "o Pierr� apresentou-se sem o instrumento musical que consta no figurino da fantasia apresentado no livro abre-alas e que comp�e?? 365 casa de aposta representa��o tradicional.[ 80 ]

P�rsio Gomyde Brasil, do m�dulo 3 de Enredo, deu nota 9,9 por um conjunto de fatores:?? a ala 5 "n�o trouxe a maleta de dinheiro" conforme descrito no livro abre-alas; o figurino do ato 4 "�?? diferente do que consta no livro abre-alas"; na indument�ria da ala 18 "faltou o elemento necess�rio"; e ap�s o ato?? 8 desfilou "um grupo com bandeiras n�o roteirizado".[ 81 ]

Cl�udio Luis Matheus, do m�dulo 3 de Bateria, deu nota 9,9?? para a escola alegando "pouca criatividade".

O julgador tamb�m apontou que "a bateria se deslocou no momento da conven��o do refr�o,?? causando imprecis�o".

[ 82 ] A nota foi descartada por ter sido a menor do quesito.

Beatriz Badejo, do m�dulo 2 de?? Mestre-sala e Porta-bandeira, deu nota 9,9 para Claudinho e Selminha alegando que "o casal aproximou-se do m�dulo de julgamento dan�ando,?? sem pausa para a introdu��o do bailado e apresenta��o da bandeira, como todos costumam fazer em suas exibi��es".

A julgadora tamb�m?? alegou "in�cio atropelado".

[ 83 ] A nota foi descartada por ter sido a menor do quesito.

Paulo C�sar Morato, do m�dulo?? 3 de Comiss�o de Frente, deu nota 9,9 para a escola.

O julgador elogiou a qualidade da ideia proposta e o?? cen�rio de terror g�tico montado, mas alegou que faltou "desenvolver mais essa excelente ideia, pois acabou ficando h�brido e incompleto?? em termos de realiza��o, comprometendo a narratividade ao p�blico".

[ 84 ] A nota foi descartada por ter sido a menor?? do quesito.

Soter Bentes, do m�dulo 1 de Alegorias e Adere�os, deu nota 9,9 para a escola.

O julgador escreveu que na?? primeira alegoria, "a estrutura do barco que ia levantar n�o funcionou, prejudicando o entendimento das fun��es do espa�o" e que?? "a alegoria 2 tamb�m n�o funcionou bem quando passou pelo m�dulo 1, e fiquei sem entender o uso dos espa�os?? vazios da estrutura que simbolizava o pr�dio da Petrobras".[ 85 ]

Rebeca Kaiser, do m�dulo 2 de Alegorias e Adere�os, deu?? nota 9,9 porque a encena��o e transforma��o da primeira alegoria "n�o aconteceram em frente ao m�dulo, logo n�o foi poss�vel?? ver todos os elementos nem entender a representa��o proposta do argumento da obra".[ 86 ]

Madson Oliveira, do m�dulo 3 de?? Alegorias e Adere�os, deu nota 9,9 alegando que "o conjunto aleg�rico apresentado foi quase que totalmente teatralizado, com pouco carnavaliza��o,?? arriscando-se na est�tica de figurinos c�nicos realistas ao inv�s de fantasias.

Isso foi notado no carro abre-alas, elementos cenogr�ficos e alegorias?? de numero 2 a 4".[ 87 ]

Paulo Paradela, do m�dulo 1 de Fantasias, deu nota 9,9 para a escola justificando?? que "o diabo presente no costeiro da fantasia da ala 2 estava despencando em alguns componentes"; na ala 5 "n�o?? foi identificado o elemento mala de dinheiro que � descrito no livro abre-alas" e na ala 24 "os bonecos que?? compunham a fantasia estavam, em alguns casos, despencando, comprometendo a est�tica/realiza��o".[ 88 ]

Helenice Gomes, do m�dulo 3 de Fantasias, deu?? a nota mais baixa do desfile: 9,8.

A julgadora argumentou que "na realiza��o das fantasias, foram observadas algumas faltas de adere�os?? que constam no caderno abre-alas e falhas pontuais", citando a ala 2, em que "alguns costeiros estavam tombando pra tr�s,?? comprometendo o visual"; a ala 5, em que "faltou a mala que fazia parte da proposta da fantasia"; a ala?? 18, onde "faltou o incens�rio, adere�o que comp�e a indument�ria"; al�m do ato 4, onde "a fantasia apresentada era diferente?? da que constava no livro abre-alas".[ 89 ]

Detalhe da terceira alegoria do desfile, que reproduziu um cen�rio ca�tico em meio?? ao lixo, com caix�es e policiais feridos � espera de atendimento.

Repercuss�o da vit�ria [ editar | editar c�digo-fonte ]

"Dedico a?? conquista desse carnaval ao povo de Nil�polis e especialmente ao La�la pela luta que ele teve pra conseguir 'botar' o?? carnaval na rua.

Tivemos alguns problemas, mas hoje Nil�polis � nossa.

O t�tulo veio com certa dificuldade, mas no fim o nosso?? samba conseguiu se impor e prevalecer".

[ 76 ] - Leo M�dia, um dos integrantes da comiss�o de carnaval da escola.

Ao?? final da apura��o diversas celebridades usaram as redes sociais para celebrar a vit�ria da Beija-Flor.

[90][91] O perfil oficial da Pol�cia?? Militar do Estado do Rio de Janeiro nas redes sociais parabenizou a escola pelo t�tulo e postou uma imagem do?? �ltimo trip� do desfile, com a escultura de uma m�e segurando o filho policial morto.[92]

Especialistas divergiram sobre o resultado.

Leonardo Bruno,?? em an�lise para O Globo, escreveu que "o j�ri oficial, t�o criticado por ser t�cnico, frio e calculista, dessa vez?? foi populista.

Premiou a escola que foi abra�ada pelo povo, sem observar falhas no enredo, na comiss�o de frente, e na?? concep��o das alegorias.[93]

Artur Xex�o, tamb�m d'O Globo, elogiou o resultado, apontando que "a Beija-Flor fez o que mais se espera?? de uma escola de samba: surpreendeu.

Ao organizar um desfile teatralizado, trouxe para o Samb�dromo cenas do cotidiano brasileiro.

A corrup��o e?? a viol�ncia foram mostradas de forma carnavalesca por meio de alas fantasiadas de pol�ticos com malas de dinheiro ou encena��es?? de crian�as atingidas por balas perdidas na escola.

As alegorias foram criticadas.

Pareciam simples demais.Eram mesmo.

O carro que tentava reproduzir o edif�cio?? da Petrobras era at� feio.

Mas, quando ele se transformava e exibia cenas m�ltiplas vividas numa favela, tornava-se deslumbrante".[94]

Para Ramiro Costa,?? do Extra, a Beija-Flor perdeu "muito pouco diante do que se esperava, frente � rea��o negativa gerada pelo visual da?? escola [...

] O j�ri, que em geral � t�o rigoroso nos quesitos visuais, dessa vez se deixou contagiar pela emo��o".

[95]?? Ricardo Noblat, da Veja, elogiou o resultado, apontando que "Beija-Flor e Tuiuti foram as duas escolas que mais empolgaram o?? p�blico no Samb�dromo".[96]

Carnavalesco e comentarista de carnaval da Super R�dio Tupi, Luiz Fernando Reis discordou do resultado, creditando a vit�ria?? da escola a La�la: "n�o foi a parte pl�stica, n�o foi o Misailidis (core�grafo, autor do enredo e de parte?? das concep��o dos carros).

A comunidade da Beija-Flor ganhou o carnaval, com samba, harmonia, evolu��o".

Reis tamb�m criticou o uso do edif�cio?? da Petrobras como s�mbolo de corrup��o pela escola: "Foi uma falha de enredo monumental.

A Petrobras � a maior empresa brasileira,?? motivo de orgulho nacional.

As besteiras foram feitas por seus gestores, e n�o pela empresa.

Ent�o vamos falar deles, e n�o da?? Petrobras".[97]

Bernardo Araujo, d'O Globo, tamb�m discordou dos jurados, apontando que "al�m das tradicionais e merecidas boas notas em samba-enredo, bateria,?? evolu��o e mestre-sala e porta-bandeira, o fraqu�ssimo trabalho visual foi punido com poucos d�cimos: dois em alegorias e adere�os e?? um em fantasia.

O enredo confuso, panflet�rio, ca�a-likes perdeu apenas um d�cimo".

[98] Para a Veja, "numa avalia��o t�cnica, a apresenta��o da?? Beija-Flor foi apenas mediana.

Mas, no calor da empolga��o popular, atraiu tamb�m o interesse dos jurados".

Para a doutora em hist�ria Rosa?? Maria Ara�jo, presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio, "o protesto pol�tico passou � frente da est�tica?? e da t�cnica".[99]

Para a Folha de S�o Paulo, "a Beija-Flor conquistou p�blico e jurados com um desfile contestador apesar do?? 'teto de vidro' dentro da escola", lembrando que o bicheiro Aniz Abra�o David � patrono e presidente de honra da?? agremia��o.

[100] Em an�lise para o jornal O Globo, o poeta e jornalista Luis Turiba elogiou os desfiles de Beija-Flor e?? Para�so do Tuiuti, mas apontou que o enredo da escola de Nil�polis "foi mais longe.

Colocou o dedo no pus da?? ferida, ousou mais, focou com lentes de aumento o Brasil que vivemos".[101]

Para Daniela Name, da Revista Caju, "a Beija-Flor fez?? um carnaval sem fio narrativo, em que as imagens vistas na avenida funcionaram como bolhas ou ilhas, ideias � deriva?? no curso do desfile.

Foi assim com a farra dos guardanapos, cr�tica a Sergio Cabral.

Foi assim tamb�m com as mortes dos?? policiais, com o pr�dio da Petrobras transformado em um conjunto retalhado de cenas urbanas, logo depois do navio e da?? geleira de Frankenstein.

Foi assim tamb�m com a prociss�o de mendigos, mal amarrada homenagem a 'Ratos e Urubus', e com o?? arrast�o promovido em uma das alas � vergonhosamente com praticamente todos os bandidos com a pele t�o negra quanto a?? maioria dos componentes da comunidade de Nil�polis.

A Beija-Flor n�o fez carnaval sequer para Desfile das Campe�s, mas disputou o t�tulo?? e, apoiada pelos erros de suas concorrentes diretas, acabou vencendo".[102]

Num ano de elei��es presidenciais no Brasil, o carnaval n�o ficou?? de fora da polariza��o pol�tica que tomou conta do pa�s.

Parlamentares de esquerda celebraram o desfile do Para�so do Tuiuti, que?? criticou a reforma trabalhista do Governo Temer e debochou das manifesta��es pelo impeachment de Dilma Roussef, criando uma rivalidade com?? o desfile da Beija-Flor, apontado por sites e pol�ticos de esquerda e alguns especialistas como um "desfile de direita", que?? exaltou a Opera��o Lava Jato, criminalizou pol�ticos do PT e defendeu os anseios e ang�stias do empresariado, criticando a carga?? tribut�ria e benef�cios trabalhistas como FGTS e PIS.[103][104][68][105]

Detalhe da ala 12 ("O Bicho Pap�o da Educa��o e as Crian�as Vendedoras?? de Balas").

Componentes desfilaram com fantasia de bicho-pap�o, simbolizando que "o abandono � o grande bicho-pap�o da educa��o, que, metaforicamente, devora?? a oportunidade de aprendizado infanto-juvenil".

La�la, hist�rico diretor da Beija-Flor, se despediu da escola ap�s o t�tulo de 2018.

Ap�s a vit�ria?? da Beija-Flor, La�la fez cr�ticas � perda de espa�o no comando do carnaval da escola.

O desabafo do diretor exp�s o?? conflito interno dentro da agremia��o ap�s a ascens�o de Gabriel David e suas ideias de moderniza��o do desfile junto ao?? core�grafo Marcelo Misailidis.

[113][114] Em 26 de fevereiro de 2018, cerca de uma semana ap�s o Desfile das Campe�s, a Beija-Flor?? comunicou o desligamento "amig�vel" de La�la, encerrando uma das maiores parcerias da hist�ria do carnaval carioca.

La�la teve tr�s passagens pela?? escola, com a �ltima durando 23 anos, al�m de oito t�tulos conquistados.

[115] Semanas depois, La�la anunciou 365 casa de aposta transfer�ncia para a?? Unidos da Tijuca.

[116] Em 2020, La�la esteve na Uni�o da Ilha do Governador.

[117] Em 18 de junho de 2021, La�la?? faleceu, aos 78 anos de idade, v�tima da COVID-19.[118]

No carnaval de 2019, a Beija-Flor manteve o estilo "moderno" adotado por?? Gabriel David e Marcelo Misailidis, e consagrado com o t�tulo de 2018.

O desfile de 2019, que homenageou os setenta anos?? da escola, teve alas e alegorias coreografadas ao estilo da apresenta��o de 2018.

[119] O resultado, por�m, foi bem diferente.

A Beija-Flor?? obteve um dos piores resultados de 365 casa de aposta hist�ria, se classificando em d�cimo primeiro lugar, perto da zona de rebaixamento.

[120] Para?? se recuperar do desastre de 2019, a escola voltou a apostar num estilo de desfile mais cl�ssico, investindo no luxo?? que a caracterizou durante anos, voltando a conquistar boas coloca��es no Grupo Especial.

[121] Para o carnaval de 2020, a agremia��o?? decidiu acabar com 365 casa de aposta comiss�o de carnaval, montada por La�la em 1998.

[122] Da comiss�o, apenas Cid Carvalho foi mantido na?? escola.

Carnavalesco da Beija-Flor entre 2007 e 2011, Alexandre Louzada retornou � agremia��o, formando dupla com Cid.

[123] Marcelo Misailidis voltou a?? se dedicar exclusivamente � fun��o de core�grafo da comiss�o de frente da escola.[124]Refer�ncias


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