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O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associa��es rituais jogado ao longo de mais de 3000 anos pelos?? povos da Mesoam�rica em tempos pr�-colombianos.

Uma vers�o moderna do jogo chamada ulama continua a ser jogada em alguns locais pelos?? habitantes amer�ndios.

Os campos de jogo de bola pr�-colombianos t�m sido encontrados desde o Arizona at� � Nicar�gua e tamb�m em?? v�rias ilhas do Caribe como Cuba e Porto Rico, o que denota bem a popularidade deste desporto americano.

Apesar de poder?? ser jogado casualmente como simples recrea��o, inclusivamente por mulheres e crian�as, o jogo tinha tamb�m importantes aspectos rituais, e grandes?? jogos formais eram acontecimentos rituais..

Campo de jogo de bola de Monte Alban.

Mapa mostrando os locais onde foram encontrados os mais?? antigos campos de jogo, bolas e figuras.

O jogo de bola mesoamericano � pelo menos t�o antigo como a civiliza��o olmeca.

De?? fato, o nome que os astecas davam aos olmecas, olmeca , significa povo borracha (do nauatle ulli , "borracha"), pois?? atribu�am a origem do jogo de bola a este povo antigo.

Uma d�zia de bolas de borracha, com di�metros entre 10?? e 20 cm, foram encontradas em El Manat�, um local sacrificial olmeca.

As bolas mais antigas, que s�o tamb�m as menores,?? datam de 1600 a.C..

[1] Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que mesmo em tempos?? t�o remotos, o jogo j� tinha conota��es religiosas e rituais.

O campo de jogo de bola mais antigo que se conhece,?? em Paso de la Amada, data de aproximadamente 1400 a.C..

Com aproximadamente 80 m de comprimento e 8 metros de largura,?? est� situado entre dois mont�culos paralelos com bancadas de 2,50 m de profundidade e 30 cm de altura, dispostas segundo?? o comprimento dos mont�culos.[2]

Um campo de jogo de bola rudimentar foi tamb�m descoberto no s�tio olmeca de San Lorenzo Tenochtitl�n?? e existem provas significativas na forma de trabalhos art�sticos olmecas.

Durante escava��es efectuadas em San Lorenzo foram ainda encontradas figuras de?? jogadores de bola, datadas por carbono 14 como sendo de 1250 a.C.a 1150 a.C..

Estas figuras encontram-se "vestidas" com cintos acolchoados?? e com faixas acolchoadas nos bra�os e pernas.

Foram tamb�m encontradas figuras de jogadores femininos usando protec��es almofadadas no abidomen e?? pernas.

Juntamente com estas figuras, foram encontradas pe�as relacionadas com a iconografia do milho, sugerindo uma associa��o entre o jogo de?? bola e rituais de fertilidadasde

Pouco tempo depois da conquista dos astecas pelos espanh�is em 1521, o pr�prio Hern�n Cort�s levou?? para a Espanha uma equipa de jogadores de bola mexicas com o seu equipamento.

Ali levaram a cabo jogos de exibi��o?? para a corte espanhola.

Al�m de fascinados com os vistantes ex�ticos, os europeus ficaram maravilhados com as bolas de borracha saltitantes.[1]

Neste?? detalhe do C�dice B�rgia, o deus asteca Xiuhtecuhtli leva ao templo como oferenda uma bola de borracha.

Cada uma das bolas?? de borracha est� decorada com uma pena de quetzal, parte da oferenda.

Como seria de esperar de um jogo praticado por?? tanto tempo por v�rias na��es diferentes, os detalhes do jogo variaram com o tempo e local, e desta forma o?? jogo de bola mesoamericano pode ser melhor entendido como uma fam�lia de jogos semelhantes entre si.

Algumas vers�es do jogo eram?? disputadas entre dois indiv�duos, outras entre duas equipas.

As provas arqueol�gicas sugerem que a borracha j� era utilizada na Mesoam�rica durante?? o per�odo pr�-cl�ssico inicial (1600 a.C.).

� �poca da conquista espanhola era exportada borracha das zonas tropicais para toda Mesoam�rica.

A iconografia?? sugere que apesar de existirem variados usos para a borracha, as bolas de borracha tanto para oferendas como para serem?? utilizadas em jogos de bola rituais, eram os principais produtos fabricados com aquele material.

Bolas de borracha solidificada eram queimadas frente?? a imagens de divindades e no interior de pir�mides e santu�rios.

Para al�m do simbolismo antes referido, as bolas de borracha?? eram s�mbolos de fertilidade, pois tanto os astecas como os maias comparavam o l�tex que flu�a do interior da �rvore?? ao sangue e ao s�men.

O jogo de bola disputava-se utilizando uma bola de borracha endurecida feita a partir de l�tex?? obtido da �rvore da borracha ( Castilla elastica ) nativa das �reas tropicais do sul do M�xico e da Am�rica?? Central.

O l�tex era transformado em borracha ap�s ser misturado com seiva de Ipomoea alba .

A mais antiga bola de borracha?? que se conhece foi descoberta no s�tio olmeca de El Manat�, Veracruz, M�xico.

O campo de jogo [ editar | editar?? c�digo-fonte ]

Campo de jogo de bola de Yagul, considerado o segundo maior da Mesoam�rica

Os campos de jogo, em especial aqueles?? situados nas principais cidades maias do cl�ssico tardio, eram espa�os p�blicos utilizados para diversos acontecimentos culturais da �lite e para?? actividades rituais como actua��es musicais e festivais, e claro, o jogo de bola.

Muitas vezes as representa��es pict�ricas mostram m�sicos actuando?? nas partidas de jogo de bola.

As representa��es de jogadores mascarados sublinha os aspectos dram�tico e ritual do jogo de bola?? e a bet365 paga imposto de renda liga��o com outras formas de drama que poderiam ter lugar no campo de jogo, conforme o sugerido?? pelos murais pintados de Bonampak, por exemplo.

A maioria dos campos de jogo de bola tinham forma de I, com uma?? zona central comprida e estreita, flanqueada por paredes inclinadas (no per�odo cl�ssico) ou com degraus (no p�s-cl�ssico), estucadas e pintadas?? com cores fortes.

As extremidades do campo de jogo aparentemente suportavam estruturas tempor�rias onde os espectadores se sentavam.

Estima-se que o tamanho?? m�dio dos campos de jogo fosse 36.

5 por 9 metros, apesar de existir uma grande variabilidade.

O maior de todos os?? campos de jogo conhecidos � o campo principal de Chich�n Itz�, com 168 metros de comprimento e 70 de largura,?? maior que um campo de futebol.

O campo ou quadra de jogo onde se disputavam as partidas, eram designados das seguintes?? formas em diferentes regi�es da Mesoam�rica:

L�ngua maia cl�ssica: pitz

L�ngua maia k'iche': chaajN�uatle - tlachtli

Povos do M�xico Central: tlaxtliSinaloa - ollama

O?? jogo propriamente dito era designado poc-ta-tok na l�ngua iucateque e a ac��o do jogo Ti Pitziil em maia cl�ssico.

Por toda?? a Mesoam�rica foram constru�dos campos de jogo utilizados ao longo de muitas gera��es, com formas e tamanhos vari�veis.

Alguns locais tinham?? m�ltiplos campos de jogo, outros apenas um.

Podem ser encontrados na grande maioria dos principais s�tios arqueol�gicos mesoamericanos, apesar de notavelmente?? se encontrarem ausentes de outros, como Teotihuacan.

Entre os locais com campos de jogo bem preservados incluem-se: Tikal, Yaxha, Cop�n, Iximche,?? Monte Alb�n, Yagul, Uxmal, Mixco Viejo, Zaculeu e Chich�n Itz�.

Objetivos do jogo [ editar | editar c�digo-fonte ]

O objectivo do?? jogo era enviar a bola para o lado do campo defendido pelo advers�rio; na �poca p�s-cl�ssica, o objectivo principal era?? enviar a bola atrav�s de um de dois aros verticais colocados um de cada lado do campo de jogo, na?? linha m�dia do mesmo.

O aro surgiu inicialmente nas terras baixas do norte da �rea Maia durante o p�s-cl�ssico.

Cada jogador tinha?? muitas vezes um colega de equipa directamente atr�s dele (ou dela), em apoio.

Na vers�o mais comum do jogo, a bola?? era atirada � m�o para o campo, e a partir desse momento os jogadores apenas podiam bater a bola de?? um lado para o outro do campo com as coxas, ancas e bra�os (sem chutar ou agarrar com as m�os)?? e atrav�s dos aros colocados nas paredes laterais do campo.

Em algumas vers�es do jogo, os p�s eram usados como no?? futebol actual.

Noutras eram usados bast�es, p�s ou raquetes.

N�o existem testemunhas do jogo de bola praticado pelos maias do per�odo cl�ssico,?? mas talvez o jogo praticado pelos astecas e testemunhado pelos espanhois no s�culo XVI possa ser compar�vel.

No jogo de bola?? asteca perdia pontos o jogador ou equipa que deixasse a bola tocar no solo mais que uma vez antes de?? a enviar de volta ao meio-campo advers�rio, que deixasse a bola sair do campo, ou que falhasse na tentativa de?? fazer a bola (com 3 a 4 kg de peso) atravessar os aros colocados em cada parede lateral.

Na �rea Maia?? existem aros semelhantes, alguns dos quais bastante altos, como em Chich�n Itz�, onde se encontram a 6 metros do solo.

Os?? jogadores utilizavam protec��es acolchoadas feitas de algod�o, provavelmente recheadas com algod�o por fiar, enroladas � volta de placas provavelmente feitas?? de madeira colocadas � cintura, mas certamente n�o feitas de pedra como as encontradas em alguns locais.

Cabe�as esculpidas, e muitas?? vezes cabe�as trof�u, eram cravadas nas placas de madeira, como mostra uma figura de cer�mica de um jogador do cl�ssico?? tardio usando uma placa com uma cabe�a de p�ssaro esculpida.

Peles de veado pintadas com cores garridas eram usadas � volta?? das ancas proporcionando protec��o adicional.

Al�m destas protec��es, os jogadores utilizavam tamb�m almofadas nos joelhos e protec��es nas pernas e antebra�os.

Em?? certas ocasi�es, os jogadores usavam elaborados ornamentos de cabe�a, muitas vezes retratados em vasos de cer�mica pintada.

Alguns dos jogadores mascaravam-se,?? como Yax Pac de Cop�n, sublinhando a import�ncia ritual do jogo de bola.

Tratava-se de um jogo extremamente violento.

Ocorriam frequentemente ferimentos?? graves infligidos quer pela bola densa e pesada quer por outros jogadores e as mortes eram relativamente comuns.

Algumas contus�es sofridas?? durante o jogo eram t�o severas que tinham que ser lancetadas de forma a extrair o sangue acumulado.

Isto seria certamente?? significativo nos rituais de sacrif�cio e sangria que acompanhavam o jogo de bola asteca.

N�o se sabe se era permitido o?? contacto f�sico entre os jogadores.

Rituais de sangue [ editar | editar c�digo-fonte ]

Em algumas ocasi�es as cerim�nias p�s-partida inclu�am o?? sacrif�cio do capit�o e de outros jogadores da equipa derrotada.

A associa��o do jogo com o sacrif�cio e a morte era?? particularmente vincada na costa do golfo.

O cr�nio de um perdedor podia ser utilizado como o n�cleo � volta do qual?? se fazia uma nova bola.

Os sacrif�cios humanos tornaram-se um desfecho comum para as partidas de jogo de bola, particularmente nos?? campos de jogo reais de cidades poderosas.

Os nobre maias do cl�ssico tardio eram ao mesmo tempo guerreiros e jogadores de?? bola.

Um degrau duma escadaria hierogl�fica em Yaxchilan, por exemplo, mostra o rei P�ssaro Jaguar derrotando um prisioneiro de guerra no?? jogo de bola, e existe uma refer�ncia escrita a um prisioneiro de guerra num altar de Tikal.

Os prisioneiros de guerra?? jogavam � bola com os vitoriosos, com um desfecho pr�-determinado.

Ap�s o jogo, que constitu�a uma reconstitui��o ritual da derrota de?? uma cidade-estado, os cativos eram muitas vezes decapitados ou os seus cora��es eram arrancados num sacrif�cio de sangue.

As paredes do?? principal campo de jogo de bola de Chich�n Itz�, retrata equipes advers�rias, com o l�der da equipe vencedora segurando a?? cabe�a decapitada do l�der advers�rio, que se encontra de joelhos com sangue em forma de serpentes jorrando do seu pesco�o.

O?? jogo de bola maia [ editar | editar c�digo-fonte ]

Um aro de campo de jogo de bola, Chich�n Itz�

Os maias?? chamavam ao jogo de bola pitz , e a a��o de jogar Ti Pitziil em Maia Cl�ssico.

A bet365 paga imposto de renda associa��o �?? mitologia era central para a cren�a religiosa maia.

O mais antigo campo de jogo datado com precis�o foi encontrado em Nakb�,?? Pet�n, na Guatemala, remontando a 500 a.C.

[ carece de fontes ].

O n�mero de jogadores ou pitziil variava de 2 a?? 5 por equipe, e aqueles utilizavam protec��es na cabe�a ( pix'om ), ancas ( tz'um ), joelhos e cotovelos (?? kipachq'ab' ), feitas de pele de jaguar ou veado.

As partes corporais referidas eram as �nicas a poder entrar em contacto?? com a bola ( kid ), feita de uma mistura de l�tex e de seiva de uma dama-da-noite ( Ipomoea?? alba ), cujo di�metro variava entre 25 a 30 cm e o peso entre 1.

5 a 3 kg no per�odo?? cl�ssico.

Jogar o jogo de bola era participar na manuten��o da ordem c�smica do universo e regenera��o ritual da vida.

Era um?? jogo de sorte, per�cia e batota reflectindo a vida.

O esfor�o de equipa levava � partilha de comportamento e cultura, apresentando,?? refor�ando e reinventando o jogo da vida e o lugar de cada um na ordem c�smica.

Nos tempos do cl�ssico tardio,?? o jogo de bola estava ritualmente associado �s guerras end�micas entre as v�rias cidades-estado da �poca.

O sucesso da conquista militar?? era recriado num jogo de bola p�blico e ritual, em que prisioneiros de guerra de alta patente eram derrotados e?? sacrificados.

Por vezes eram mantidos presos, torturados e em exibi��o p�blica durante anos antes de serem sacrificados.

Rela��o com a mitologia e?? religi�o maias [ editar | editar c�digo-fonte ]

O Popol Vuh define a import�ncia do jogo de bola maia muito para?? al�m de um mero desporto.

Fornece ainda importantes analogias para a interpreta��o do jogo de bola desde uma perspectiva mitol�gica.

As primeiras?? aventuras relacionadas com o jogo de bola estabelecem a rela��o entre as pessoas e os deuses.

A hist�ria come�a com o?? pai e tio dos G�meos Her�is, Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu, filhos dos velhos deuses Ixpiacoc e Ixmucan�.

Os senhores de?? Xibalba, o inframundo, aborreceram-se com o ru�do produzido por Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu enquanto jogavam.

O campo de jogo situa-se?? na orla oriental da Terra pr�ximo do grande abismo.

Os senhores principais de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, enviam corujas?? para atrair os dois irm�os a jogarem no campo de Xibalba, situado na orla ocidental do inframundo.

Os irm�os adormecem durante?? a viagem e acabam por ser sacrificados pelos senhores de Xibalba, sendo sepultados no solo do campo de jogo de?? bola.

Esta hist�ria relaciona a pr�tica do jogo de bola com os sacrif�cios.

Hun Hanahpu � decapitado e a bet365 paga imposto de renda cabe�a colocada?? numa planta de fruto, que d� caba�as pela primeira vez.

Isto est� tamb�m relacionado com a proemin�ncia de cabe�as decorativas de?? animais e aves usadas como enfeites da cabe�a.

A hist�ria continua ap�s o nascimento dos G�meos Her�is, Hunahpu e Ixbalanqu�.

Encontram o?? equipamento de jogo de bola na casa de seu pai e come�am a jogar, aborrecendo novamente os deuses de Xibalba.

Ao?? contr�rio de seu pai e tio, os g�meos sobrevivem a v�rias provas dif�ceis, com a ajuda de um mosquito (que?? morde as m�os dos deuses de Xibalba, obrigando-os a revelarem-se aos rapazes).

Eventualmente, os g�meos acabam por defrontar os deuses de?? Xibalba numa partida de jogo de bola.

Mais tarde, enganam os senhores de Xibalba, levando-os a pensar que est�o mortos, ap�s?? saltarem para um caldeir�o de sopa.

Milagrosamente, os g�meos renascem como peixes-gato, regressam � bet365 paga imposto de renda forma humana e efectuam falsos sacrif�cios?? em que a v�tima supostamente ressuscita.

Quando dois dos deuses de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, se oferecem para um?? destes falsos sacrif�cios, os g�meos enganam-nos e levam a cabo um sacrif�cio verdadeiro.

Os g�meos poupam as vidas dos restantes deuses?? de Xibalba, mas dizem-lhes que a partir desse momento apenas lhes poder�o ser oferecidos sacrif�cios de sangue de animais e?? seiva de cascarilha e que apenas podem incomodar as pessoas da Terra que sejam fracas ou que tenham alguma culpa.

Os?? g�meos n�o conseguem fazer reviver o seu pai e deixam-no enterrado no campo de jogo de Xibalba.

Por esse motivo, as?? palavras para campo de jogo e cemit�rio s�o sin�nimos.

Os campos de jogo tornaram-se para sempre ritualmente ligados com a morte.

O?? campo de jogo tornou-se um local de transi��o, um est�dio entre a vida e a morte.

Ao longo da linha central?? do campo, eram colocadas gravuras de cenas m�ticas do jogo de bola, usualmente limitadas por um quadrif�lio, que marcava uma?? entrada de um portal de acesso a outro mundo.

Uma li��o que se pode obter do Popol Vuh � a de?? que jogar o jogo de bola pode ser mortal e que a batota pode ser a �nica forma de superar?? os advers�rios.

O grande campo de jogo de bola de Chich�n Itz� [ editar | editar c�digo-fonte ]

O grande campo de?? jogo de bola de Chich�n Itz�

O jogo aparece em v�rios mitos, �s vezes como a luta entre os deuses do?? dia e da noite, ou as batalhas entre deuses do c�u e senhores do inframundo.

A bola simbolizava o sol, lua?? ou estrelas, e os aros significavam nascer do sol e p�r-do-sol ou equin�cios.

Com o aparecimento da cultura maia, o significado?? do jogo de bola ritual torna-se mais evidente.

Foram dedicados muito tempo e energia � constru��o de campos de jogo de?? bola.

Estes campos eram considerados portais para o inframundo maia, e eram constru�dos em zonas baixas ou aos p�s de grandes?? constru��es verticais.

O Grande Campo de Jogo de Bola de Chich�n Itz� � o maior da Mesoam�rica.

Uma gravura em seis paineis?? de Chich�n Itz�, mostra uma cena do Popol Vuh, indicando o significado cosmol�gico do jogo de bola na ideologia maia.

Outros?? vest�gios maias [ editar | editar c�digo-fonte ]

Evid�ncias adicionais sobre o jogo de bola maia aparecem em pinturas de vasos?? maias.

Muitas vezes estes vasos s�o pintados com cenas do jogo de bola ritual.

Os jogadores s�o mostrados usando protec��es nos bra�os?? e joelhos e muitas vezes tamb�m s�o mostrados usando decora��es elaboradas na cabe�a, indicando a bet365 paga imposto de renda elevada posi��o e explicando?? o lugar dos homens no mundo.

O jogo de bola asteca [ editar | editar c�digo-fonte ]

A vers�o asteca do jogo?? de bola � chamada ullamaliztli .

As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente v�rios campos de jogo de bola?? chamados tlachtli .

[3] Na capital asteca, Tenochtitlan, o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco ("no campo de?? jogo de bola sagrado") - aqui eram efectuados importantes rituais nos festivais do m�s Panquetzaliztli, incluindo sacrif�cios humanos de quatro?? cativos em honra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal.

Para os astecas o jogo de bola tinha tamb�m um significado?? religioso, mas onde os maias viam uma batalha entre os senhores do inframundo e os seus advers�rios terrenos, os astecas?? viam uma batalha entre as for�as da noite lideradas pela lua e estrelas representadas pela deusa Coyolxauhqui e os seus?? filhos Centzonuitznaua, e o sol personificado por Huitzilopochtli.

[4] Mas para al�m de ter um importante significado religioso e ritual, para?? os astecas o jogo de bola era tamb�m um passatempo, jogado como forma de recreio e por todas as classes?? da sociedade asteca.

Os jovens astecas aprendiam a jogar na escola calmecac , e os melhores podiam tornar-se famosos ao ponto?? de poderem jogar profissionalmente.

As partidas eram disputadas em diferentes bairros e mercados da cidade, muitas vezes acompanhadas de jogos de?? apostas em grande escala.

Diego Dur�n mencionou que "sempre que os nobres astecas jogavam, apostavam j�ias, escravos, pedras preciosas, mantos e?? trajes de guerra e mesmo roupas e adere�os para senhoras".

Tamb�m os espectadores faziam apostas, e mesmo esposos ou filhos podiam?? ser apostados.

Tamb�m os senhores astecas jogavam � bola.

Numa famosa partida descrita por Ixtlilxochitl, o governante asteca Axayacatl defrontou o governante?? de Xochimilco, de seu nome Xihuiltemoc .

Apostando a posse de um lago e de um mercado em Tenochtitlan contra um?? jardim de flores em Xochimilco Axayacatl foi derrotado.

No entanto, quando enviou os seus emiss�rios para pagarem a d�vida, eles assassinaram?? o senhor de Xochimilco, pois apenas desse modo poderia o senhor asteca salvar a bet365 paga imposto de renda honra.

A palavra nauatle para o?? jogo era ollamaliztli (frequentemente ullamaliztl ), derivada da palavra olli (borracha) e do verbo ollama (jogar � bola) e a?? bola propriamente dita era chamada ollamaloni .

Uma vez que a �rvore da borracha n�o existia nas terras altas do imp�rio?? asteca, os astecas obtinham bolas e borracha como parte dos tributos das regi�es das terras baixas onde era cultivada -?? por exemplo em Veracruz.

O c�dice Mendocino refere 16 000 como sendo o n�mero de peda�os de borracha virgem importados a?? cada seis meses para Tenochtitlan desde as prov�ncias do sul, mas nem toda a borracha era consumida no fabrico de?? bolas.

Em 1528 Hern�n Cort�s enviou um grupo de ollamanime (jogadores de bola), para a Espanha, para se apresentarem perante Carlos?? V, onde foram desenhados por Christophe Weiditz.[5]

O jogo de bola e a arte [ editar | editar c�digo-fonte ]

Escultura em?? cer�mica encontrada num t�mulo do M�xico ocidental mostrando os jogadores numa partida e jogo de bola mesoamericano.

O jogo de bola?? e os seus praticantes s�o um tema recorrente na arte mesoamericana.

Vasilhas usadas no consumo ritual de cacau est�o muitas vezes?? decoradas com cenas detalhadas de campos de jogo de bola e jogadores vestidos com o equipamento completo.

A noz de cacau?? simboliza um cora��o humano pois encontram-se igualmente divididos em v�rios c�maras.

A bebida preparada a partir da noz de cacau �?? escura e espessa como o sangue, sendo consumida em cerim�nias rituais.

Por outro lado, as nozes de cacau eram usadas como?? moeda.

Pensa-se que os sacrif�cios efectuados ap�s um jogo de bola ritual eram tentativas de apaziguar os deuses e assegurar a?? fertilidade e abund�ncia econ�mica.

As bolas de borracha utilizadas no jogo de bola t�m tamb�m um simbolismo econ�mico, pois a borracha?? utilizada na bet365 paga imposto de renda produ��o era tamb�m fulcral na bet365 paga imposto de renda economia comercial.

Estas vasilhas est�o muitas vezes decoradas com glifos ao longo?? dos bordos.

Algumas das mais famosas figuras de cer�mica representando jogadores de bola, s�o os chamados "figurinos emparelhados" encontrados em Jaina,?? M�xico datados de 600 a 900 a.C.

Foram encontrados juntos durante escava��es na ilha de Jaina no in�cio da d�cada de?? 1960.

Estes figurinos de jogadores de bola funcionavam juntos como um par.

Cada um deles pode baixar-se sobre o joelho esquerdo e?? puxar o bra�o atr�s, podendo ser facilmente colocados de forma a ficarem em jogo perp�tuo, com a bola na cabe�a?? do observador.

O produtor destes figurinos dedicou grande aten��o aos detalhes das vestes dos jogadores.

Tecidos de protec��o cobrem apenas um bra�o,?? do pulso ao cotovelo, em conjunto com uma �nica joelheira.

Provavelmente deste modo pretendia-se mostrar a complementaridade dos dois jogadores, por?? forma a que pudeseem existir como par.

Mantos grosseiros de algod�o, eram mantidos nas suas posi��es com cordas ou faixas.

A cobertura?? simples actualmente sobre as cabe�as sugere que estes figurinos podem ter exibido chap�us (ou capacetes) muito elaborados, entretanto desaparecidos.

Outros figurinos,?? encontrados sobretudo em Jalisco, M�xico, mostram jogadores de bola sentados, ao estilo Etzatl�n de Jalisco, segurando uma grande bola.

A cer�mica?? escult�rica de Jalisco era usada em oferendas funer�rias nos t�mulos de membros de fam�lias importantes.

Conjectura-se que as representa��es de jogadores?? de bola destinavam-se a acompanhar o enterro de um homem que havia sido um jogador ex�mio.


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